eFootball PES 2020 – Análise

Para tristeza de muitos, é na altura do início das aulas que nos chegam as mais recentes versões dos aclamados jogos do desporto rei. eFootball PES 2020 chega com bastantes novidades e com uma imagem de quem está cá para ficar! Embora a sua popularidade tenha sofrido ao longo dos últimos anos, é visível o esforço da Konami para acordar o gigante adormecido.

A empresa nipónica tem feito um esforço anual de aprimorar as mecânicas já implantadas no motor de jogo Fox Engine, e, numa primeira análise, pode concluir-se que os resultados estão progressivamente melhores. Aumentando a fluidez do gameplay sem nunca lhe tirar o charme natural que brota da série.

Além do aprimoramento do gameplay, do qual vos vou voltar a falar, é importante referir que este é um ano de novidades para a franquia, que tem procurado corresponder a uma das maiores críticas que os fãs apresentam: a falta de licenças. Além de 17 ligas, entre as quais algumas totalmente licenciadas (como é o caso da liga NOS), e outras de forma parcial (como é exemplo a Premiere League) a Konami consegui sacar um verdadeiro coelho da cartola quando anunciou a exclusividade dos direitos de naming da liga Italiana, assim como do clube de Turim, Juventus. Foi uma das recentes “bombas” pré-lançamento, não fosse na Juventus que joga o nosso menino de ouro, Cristiano Ronaldo.

No que toca a estes acordos, no entanto, também houve o reverso da medalha. Pouco tempo após o anúncio da exclusividade da Juventus para PES 2020, a Eletronic Arts também rematou para os fãs a novidade de terem adquirido a exclusividade do Liverpool para o FIFA 20. Foi uma semana intensa que antecipou o lançamento dos dois maiores títulos de desporto a nível mundial.

Apesar destes contratos de exclusividade, (pelo menos) os utilizadores de PC e PlayStation 4, os utilizadores terão a oportunidade de através de patches conseguirem de forma totalmente acessível e gratuita tornar o título da Konami totalmente “oficial”. O melhor de tudo é que esses ficheiros já se encontram online e qualquer um pode ter acesso a esta ferramenta que irá permitir, sem um grande esforço que se possa jogar com o Manchester City, e não com o Man Blue (por exemplo). Se tiveres qualquer tipo de dúvida de como atualizar os jogos com estes patches, não te preocupes. Já encontras tutoriais disponíveis na internet.

Os modos de jogo clássicos continuam a marcar a sua presença, embora com melhorias associadas. A Master League está de regresso com a sua mais ambiciosa fórmula de sempre, onde as ferramentas e funcionalidades disponíveis estão mais aperfeiçoadas do que nunca, desde o modo de treino e progressão dos jogadores, à acessibilidade (ou não) da janela de transferências. Podemos começar com a habitual equipa padrão da ML, ou então com a nossa equipa favorita, com o intuito de conquistarmos tudo o que nos for possível – algo que aconselho a que façam com uma dificuldade mais elevada, precisamente por não haver limite de épocas e ser possível tornar assim a experiência mais real e compensadora.

Contudo, a grande novidade deste modo é que todo um novo sistema foi implantando. Agora é possível tomarmos decisões, enquanto treinador, que podem influenciar diretamente a qualidade de jogo dentro das quatro linhas, decisões estas acompanhadas por cutscenes bem trabalhadas. Estas, embora um pouco monótonas, mostram como é para um treinador dar feedback do seu trabalho em várias circunstâncias, tais como falar com a direção do clube ou dar uma conferência de imprensa. Além desta boa implementação, é possível escolher como treinador Roberto Carlos ou Diego Maradona, personagens carismáticas que podem levar o teu clube a glória, dependendo, é claro, das “suas” respostas.

O modo Rumo ao Estrelato também continua presente nesta franquia, constando entre os modos de eFootball Pro Evolution Soccer 2020. Neste modo não existem grandes novidades, nem grandes atrativos foram adicionados, transportando apenas a vibe deste modo para o novo título da Konami. O modo Rumo ao Estrelato consiste em criarmos a nossa própria personagem, e de a conseguirmos ir evoluindo ao longo das épocas, como atletas individuais. As nossas prestações em campo vão ser determinantes para agarrarmos as oportunidades que sempre quisemos ter. É sempre uma boa adição para quem preferir uma aventura mais solitária e de jogador casual.

Pondo agora a bola a rolar, vamos lá falar do gameplay. eFootball PES 2020 apresenta uma jogabilidade mais requintada do que a anterior versão, a fluidez e complexidade da mesma foram um ponto determinante no desenvolvimento deste título. A edição deste ano aproxima-se mesmo ao título da EA Sports em alguns momentos, mas mantendo sempre o seu ADN. Passar por um jogador no 1 para 1 é agora mais complicado, daí ser necessário aprender alguns comandos básicos como driblar ao primeiro toque e saber tabelar de forma eficaz. Apesar das mecânicas estarem aprimoradas, deu-me a sensação que a profundidade continua a ser uma peça chave para um desempenho mais eficaz em campo, e até mais prático.

Defender é também uma tarefa complicada. É difícil conseguir uma boa adaptação e nas primeiras partidas, os jogadores adversários parecem ter relativa facilidade na desmarcação e na própria progressão com bola. As bolas paradas estão bastante bem executadas, sendo várias as possibilidades estratégicas para momentos diferentes, como as opções da marcação de cantos, em que podemos decidir por um ataque em sprint, ataque ao segundo poste, concentração na pequena área ou o comboio.

São evidentes as alterações em eFootball PES 2020 para promover um ajuste na precisão, o que se torna até um pouco irritante por vezes. Digo irritante porque ter controlo da bola ou fazer um passe teoricamente fácil pode tornar-se uma tarefa muito complicada e até fatal. Aqui como agravante, senti alguma assincronia, em que os comandos parecem não corresponder de forma adequada ao que lhes solicitamos. De forma geral, no entanto, em termos de jogabilidade a Konami está de parabéns pelo ótimo trabalho apresentado. Este é possivelmente um dos melhores e mais completos títulos no género dos últimos anos.

Embora tudo o que tenha dito até aqui seja de grande valor, hoje em dia o prato principal de qualquer jogo de desporto, é o modo multijogador. A Konami apresentou o modo MyClub com várias (e talvez as maiores) novidades nesta nova edição. Desde a adição de vários eventos, a alterações significativas no próprio funcionamento do modo online. O modo MyClub volta em força prometendo trazer o melhor de eFootball PES 2020 para a comunidade. Este ano o desempenho dos jogadores na vida real vai influenciar diretamente as suas stats no jogo, algo novo que promete trazer um maior realismo e dinamismo para o modo multijogador. Todas as Quintas-feiras o jogo vai receber atualizações com base na prestação dos jogadores em campo e na vida real. Isto é, dependendo da prestação dos jogadores que compõem a vossa equipa nos seus clubes na vida real, os seus atributos vão também sofrendo alterações.

O sistema de cartas mantém-se, havendo também cartas Legend que podem trazer várias lendas do futebol para a nossa equipa. Caso compres a versão Legend Edition deste jogo, terás 2 agentes especiais, acesso a Leonel Messi durante 10 jogos, e ainda 3 renovações de contrato gratuitas. A maior novidade desta edição é, no entanto, a inclusão de Ronaldinho na equipa. O primeiro evento do modo MyClub tem de seu nome MatchDay, sendo a primeira temática o EURO 2020. Este modo já está disponível desde o lançamento e nele é possível jogarmos com a nossa seleção favorita, tentando amealhar o máximo de pontos. Quem conseguir o maior número de pontos conseguirá chegar à final online, embora mesmo que para quem só assista ao evento, a Konami já tenha prometido brindes. Por fim, a última adição são os Featured Players. Estas, são cartas especiais de jogadores que fazem jogos extraordinários na vida real, levando assim a sua mestria para o mundo online do MyClub. A primeira edição de Featured Players será lançada hoje e tem como temática as seleções de todo o mundo.

Os pormenores em campo também estão retratados de uma forma bastante real e convincente. Os cerca de 35 estádios licenciados estão muito bem representados, assim como o seu interior, bancadas, adeptos, placares publicitários e, de forma geral, tudo o que os pode identificar. Neste ponto a Konami não tem vindo a falhar e mostra aqui que claramente se destaca nos detalhes.

As opções de câmara disponíveis também são um ótimo ponto a favor de quem gosta de uma experiência mais televisiva e imersiva. A adição da câmara panorâmica dinâmica foi muito bem-vinda, e apesar de por vezes a noção do espaço poder ser comprometida, a experiência de jogo ganha muito.

Graficamente, eFootball PES 2020 mostra-se belo e com ótimos efeitos, dentro e fora de campo. As faces e desenhos dos próprios jogadores estão impecáveis, assim como as suas expressões e movimentações. Apenas desgosto o aspeto do relvado, por me parecer demasiado artificial, mas isso pode ser só devido ao hábito, ou então algo que possa ser corrigido com o tempo. O ambiente dinâmico do ciclo do dia também está muito bem e é agradável vermos um ambiente na segunda parte diferente do da primeira.

Opinião Final:

eFootball PES 2020 volta para todos aqueles que gostam da identidade de um dos maiores títulos da Konami. Embora com ligeiros erros e um modo online que peca pela falta de qualidade dos servidores, é nítido e claro que o jogo vem melhorando ao longo dos anos e que aos poucos parece estar a voltar a “competir” com os seus próprios records, algo de se louvar. Ao mesmo tempo, foram incluídas algumas novidades, uma parte das quais com bastante relevo. Foi um ano produtivo para a equipa de desenvolvimento da Konami, que aos poucos vai conseguindo cimentar o ADN do que foi esta geração para Pro Evolution Soccer.

Do que gostamos:

  • Visuais impecáveis;
  • Ótima jogabilidade;
  • Modo online completo;
  • Novas licenças;
  • MatchDay;
  • Featured Players.

Do que não gostamos:

  • Erros de IA;
  • Maus servidores online;
  • Visual do relvado;
  • Plantéis desatualizados no momento do lançamento.

Nota: 8/10