A Electronic Arts continua a impulsionar videojogos inclusivos e acessíveis, e apresenta uma ferramenta de análise de fotossensibilidade fácil de usar e compromete-se a tornar públicas mais quatro patentes de videojogos relacionadas com acessibilidade, abrir estes recursos tecnológicos ajudará a remover barreiras no jogo para os jogadores.
A ferramenta de análise de fotossensibilidade IRIS, foi desenvolvida pela EA como parte do seu compromisso contínuo com o jogo positivo, a ferramenta analisa e identifica automaticamente quadros em vídeos que podem potencialmente afetar os jogadores que têm fotossensibilidade. De acordo com a Epilepsy Society no Reino Unido e a Epilepsy Foundation nos EUA, pelo menos 5% dos 50 milhões de pessoas em todo o mundo com epilepsia são fotossensíveis, além de muitas outras pessoas que experimentam sintomas desencadeados pela exposição a certos tipos de luzes intermitentes .
A IRIS foi criada para garantir o acesso à facilidade de análise relativamente à fotossensibilidade, a ferramenta oferece análises que são rápidas de entender para aqueles que desenvolvem conteúdo digital visual. A ferramenta torna mais simples verificar o conteúdo e procurar luzes que piscam ou padrões espaciais de rápida alteração.
Isto também significa que os programadores podem analisar o conteúdo para possíveis problemas de fotossensibilidade no início do pipeline de desenvolvimento. A IRIS já foi usada em conteúdo selecionado dentro do EA SPORTS Madden NFL ™24, EA SPORTS FC™ 24 e EA SPORTS™ WRC, e a empresa planeia expandir o seu uso em conteúdo visual adicional no futuro. O código do software pode ser encontrado aqui.
Além do open source relativamente à IRIS, a EA também está a disponibilizar tecnologia de mais quatro patentes para uso livre de royalties, com base na sua promessa de patente de acessibilidade pioneira no setor. Lançado pela primeira vez em agosto de 2021, o compromisso oferece aos concorrentes e programadores acesso gratuito à tecnologia patenteada relacionada com a acessibilidade como parte do desejo da EA de reduzir ou eliminar o maior número possível as barreiras de acessibilidade nos videojogos. As quatro patentes que estão a ser lançadas incluem tecnologia que tornam o jogo mais acessível. São elas:
- Automated Player Control Takeover – Um sistema que deteta automaticamente quando um jogador deixa de se envolver com o jogo, e converte a sua personagem controlada pelo jogador numa personagem controlada pelo sistema idêntica ao estilo de jogo do jogador. Esta tecnologia pode ajudar as pessoas com deficiência ou incapacidade – por exemplo, motora, cognitiva, visual – que podem experimentar momentos durante os quais não conseguem interagir imediatamente com um jogo.
- Adaptive Gaming Tutorial System – Este sistema inteligente e adaptativo fornece aos jogadores orientação sobre como executar comandos e técnicas no jogo de uma forma adaptada à habilidade ou estilo de jogo de cada jogador. Esta tecnologia pode ajudar as pessoas com deficiência ou incapacidade, fornecendo orientação personalizada destinada especificamente a reduzir as suas barreiras particulares com o jogo.
- Route Navigation System – Usado pela primeira vez no Mirror’s Edge™ Catalyst, esta patente abrange um sistema que gera percursos de navegação e exibe linhas auxiliares de navegação para direcionar os jogadores através de ambientes de jogo grandes e complexos. Esta tecnologia é boa para a acessibilidade cognitiva e visual, e ajuda os jogadores que podem ter dificuldade em navegar pelos mundos do jogo.
- Treinador Personalizado para os Videojogos – Um sistema que fornece um treinador animado e personalizado que dá aos jogadores informações dentro e fora do jogo para melhorar o seu desempenho no jogo. A animação do treinador torna mais fácil para os jogadores assimilar e implementar as dicas para o jogo, e ajuda ainda os jogadores a maximizar o seu contentamento durante o jogo.
Kerry Hopkins, Vice-Presidente Sénior de Assuntos Globais da EA, disse: “A nossa promessa de patente foi criada com base no princípio de que todos, independentemente da sua origem, devem poder desfrutar de videojogos. Continuamos a desenvolver esta promessa através do fornecimento aberto da nossa ferramenta de fotossensibilidade, IRIS, e abrimos o uso de tecnologia patenteada adicional que pode ajudar os jogadores com deficiências motoras, cognitivas, visuais e/ou outras a terem uma experiência de jogo melhorada. Queremos permitir que programadores de toda a comunidade quebrem barreiras à participação, criem experiências mais seguras, inclusivas, acessíveis e, em última análise, mais divertidas para jogadores de todo o mundo.”
A abertura desta tecnologia baseia-se em iniciativas anteriores de acessibilidade, que incluem o lançamento do portal de acessibilidade da Electronic Arts, onde os jogadores podem aprender mais sobre os recursos de acessibilidade nos jogos da Electronic Arts, levantar preocupações e fazer sugestões. No ano passado, a EA prometeu seis patentes de acessibilidade, que tornam mais fácil para mais jogadores se envolverem com um videojogo ou dispositivo. Também temos o open source Fonttik, uma ferramenta que identifica automaticamente o texto no conteúdo visual e determina se cumpre os critérios específicos de tamanho e relação de contraste, e torna mais fácil verificar se o texto pode ser lido por jogadores com condições de visão distintas. Em 2021, o primeiro anúncio de promessa de patente de acessibilidade da EA incluiu o ‘Sistema Ping’ patenteado e usado em Apex Legends™, que foi muito bem recebido pelos jogadores.