O director de arte da Naughty Dog, Waylon Brinck, referiu que Uncharted 4: O Fim de um Ladrão terá elementos furtivos que foram inspirados no The Last of Us para que os jogadores tenham mais opções nos combates.
Foi dito que os inimigos serão mais inteligentes e que o jogador poderá evitá-los, saindo da sua linha de visão ou até mesmo passar despercebido por eles, sem os enfrentar.
Waylon Brinck referiu que a inteligência artificial é mais precisa, reativa e realista no sentido de como é que podem ou não visualizar os movimentos do jogador.
De seguida, Jeremy Yates, responsável pela animação de Uncharted 4, afirmou que queria evitar ao máximo a experiência tradicional onde se faça repetidamente “cover” para espreitar e disparar, queria que Uncharted 4 fosse mais dinâmico e forçasse o jogador a inovar no seu estilo de jogo, pois o estúdio quer que os jogadores sejam mais espertos que a IA, quer que sejam capazes de flanquear e perseguir os inimigos.
Uncharted 4: O Fim de um Ladrão é um exclusivo PlayStation 4 e chegará ao mercado no dia 10 de maio.