Empresa de faceplates não oficiais da PlayStation 5 é forçada a cancelar todas as pré-reservas por ameaça da Sony

Uma empresa especializada na venda de faceplantes (placas personalizáveis) para a PlayStation 5 foi forçada a cancelar todas as pré-reservas de produtos feitas pelos seus clientes, devido a uma ameaça legal da Sony.

A empresa que utilizava o nome de “PlateStation5” inicialmente havia recebido um aviso de denúncia por parte da Sony, devidos a questões de direitos autorais pela marca registada, o que forçou a empresa a alterar o seu nome para “CustomizeMyPlantes”.

Entretanto, os advogados da Sony posteriormente informaram que a questão de direitos autorais da marca não se limitavam apenas ao nome, mas também as próprias faceplates como produto. Devido a isso, caso a empresa insistisse em comercializar o produto a Sony seria “forçada” a iniciar um processo judicial.

Desta forma, a CustomizeMyPlates foi forçada a cancelar todos os pedidos e encontra-se em processo de reembolsar todos os seus clientes. Além disso, a empresa naturalmente não dispõe mais do serviço de vendas de faceplates e irá focar-se na venda de produtos oficiais da marca.

Um porta-voz da empresa, afirmou ao site VideoGamesChronicle que ficou dececionado com a decisão da Sony e por serem forçados a cancelar as vendas dos produtos, mas que era o melhor a ser feito para evitar questões legais.

A empresa com sede no Reino Unido aceitava pedidos de faceplantes não oficiais da PlayStation 5 numa grande variedade de cores por cerca de £ 32, sendo que a estimativa de envio era de duas semanas a partir da data de lançamento da consola, com a empresa a trabalhar com fabricantes tanto no próprio Reino Unido quanto na China na criação dos modelos que alegadamente seriam produzidos com base nas dimensões oficiais da consola.

Essa decisão, indiretamente confirma que a Sony possui planos de no futuro vender faceplantes oficiais por um preço que considerar apropriado e até mesmo através da parceria com outras marcas.