Ao que parece, os emuladores estão a ter uma liberdade no mínimo inesperada pelo processo de triagem da loja digital da Xbox One.
Originalmente disponível apenas para Windows Phone e Windows 10, o emulador de Nintendo 64 conhecido por Win64e10, agora também tem suporte para a consola doméstica da Microsoft.
Devido à presença deste tipo de aplicações, muitos jogadores já começam a chamar a Xbox One de “casa dos clássicos da Nintendo”, pois este não é o único caso. Há poucas semanas atrás, o emulador NESBox passou pelo processo de certificação para ser lançado na Windows Store e estaria totalmente funcional na Xbox One. No entanto, a própria Microsoft algumas horas depois revogou a licença, e, de acordo com o próprio criador do emulador, a empresa pediu para que o suporte para a consola fosse removido antes mesmo do lançamento.
Entretanto, o criador do NESbox decidiu que de qualquer maneira o seu emulador ia estar disponível para a consola doméstica da Microsoft e lançou uma versão da aplicação em formato HTML5, o que tornou o aplicativo capaz de funcionar normalmente na Xbox One e, se não fosse suficiente, ainda com suporte para o OneDrive, o que permite aos jogadores ter um belo catálogo de jogos sem nem mesmo utilizar um dispositivo USB.
O criador do Win64e10 e a Microsoft ainda não se pronunciaram, mas é muito provável que o mesmo que foi feito ao emulador NESbox seja feito a este, devendo acabar por ser retirado da loja da Microsoft.