Em parceria com a IEPM Gamers e a FIFA TD, decidimos fazer uma entrevista a dois jogadores profissionais de FIFA, que competem em torneios altamente competitivos.
Em baixo segue-se a entrevista:
Portugal Gamers – Apresentem-se aos nossos leitores.
Rafael Monteiro – Olá, chamo-me Rafael Monteiro, tenho 21 anos e sou um recente jogador de FIFA competitivo, embora o meu passatempo principal seja o futebol. Estou também na Universidade a tirar o curso de Educação Física e Desporto.
Ricardo Ribeiro – Boas, chamo-me Ricardo Ribeiro, mais conhecido no mundo do FIFA Esports como “Porkzzila”. Tenho 25 anos e de momento sou personal trainer, jogador de futsal e ao mesmo tempo jogador de FIFA competitivo.
Portugal Gamers – Há quanto tempo é que jogam FIFA? Quando é que se iniciaram nessa série de futebol?
Rafael Monteiro – Jogo FIFA desde os meus 14 anos, embora fosse offline, e só comecei a dar os primeiros passos online passado 3/4 anos.
Ricardo Ribeiro – Já jogo FIFA há muitos anos, no entanto a paixão alimentou-se quando no FIFA 17 saiu o modo futchampions, a partir daí comecei a levar o FIFA mais a sério. Procurei sempre fazer mais e melhor e fui evoluindo naturalmente.
Portugal Gamers – Portanto, a determinada a altura, repararam que eram mesmo bons em jogos de futebol e decidiram entrar em torneios. Como tem sido essa jornada?
Rafael Monteiro – Tem sido muito boa, só reparei há muito pouco tempo na minha aptidão para defrontar os melhores jogadores nacionais e internacionais, portanto foi apenas há um ano que comecei a entrar em torneios, e tem sido uma experiência gratificante pois para além de ganhar prémios, ganho algo mais importante: amizades e conhecimento.
Ricardo Ribeiro – Para ser sincero, tem vindo sempre a melhorar: no 17 fiquei a 1 jogo do torneio nacional presencial. No FIFA 18 comecei a atingir elite 1, no entanto a nível nacional não me apurei para nenhum torneio, mas fui sempre muito longe nos qualificadores. Ainda no FIFA 18, ganhei já tinha bastante noção de que era um nível superior há maioria dos jogadores, então fui crescendo cada vez mais até que no final ganhei um presencial aqui na minha cidade Guimarães que me deu uma viagem à Madeira num hotel 5* durante 5 noites.
No FIFA 19 apurei-me para o primeiro presencial do ano, onde obtive bons resultados, mas os empates
que tive não me permitiram passar a fase de grupos, talvez por falta de experiência de presenciais,
simplesmente deixei-me empatar nos minutos finais bastantes vezes e mesmo até perder jogos. Até
que houve um qualificador, e um jogador que não vou dizer aqui o nome, fez de tudo para não realizar
o jogo contra mim e passar na secretária, pois sabia que eu as 21h não ia poder jogar. Após a fpf não
fazer nada e decidir passar esse jogador, a minha motivação para com o FIFA caiu ao ponto de deixar
de competir nesse ano.
No 20 recebi o beta, então decidi experimentar. Desde aí percebi que podia haver esperança de
haver um FIFA em condições, e o que é certo é que até agora tem sido o meu melhor a todos os níveis.
Portugal Gamers – Até ao momento, quais foram as vossas maiores conquistas?
Rafael Monteiro – Consegui chegar aos melhores 8 da taça de Portugal e também aos melhores 8 do campeonato nacional, foi sem duvida algo de que me orgulho.
Ricardo Ribeiro – Primeiro apuramento o ano passado para o presencial. Este ano o primeiro 30-0 de sempre, e o apuramento novamente para o primeiro presencial, após vencer o torneio da esl pt h2h onde estavam 350 jogadores, senão é erro, e apenas 1 vaga, ou seja, tinha de ganhar.
Portugal Gamers – Vocês pertencem a uma organização; por outras palavras, tem uma equipa. Falem melhor sobre isso!
Rafael Monteiro – É sem duvida algo que me faz sentir amparado, saber que irá haver sempre alguém para me guiar nesta caminhada, e tenho a agradecer por tudo aos GeekCase e em especial ao João Casaca que tem sido incansável e me tem apoiado em tudo.
Ricardo Ribeiro – Eu no meu caso estou nos EYESHIELD e até agora só tenho a agradecer, evoluímos juntos, trocamos ideias juntos, temos apoio a todos os níveis e claro é sempre um orgulho representar uma organização como os EYESHIELD!
Portugal Gamers – Qual a vossa ambição para o futuro no que toca a FIFA e respetivos torneios?
Rafael Monteiro – Espero conseguir retribuir a aposta dos GeekCase em mim com conquistas, ganhar torneios nacionais, e conseguir apuramentos para torneios internacionais, sei que é difícil, mas é para isso que trabalhámos.
Ricardo Ribeiro – Eu estabeleci como objetivo para este ano fazer de tudo para me apurar para um presencial internacional, no entanto sei bem a dificuldade que é realizar tal feito, mas não é impossível.
Claro que gostava de ser campeão nacional, mas com o crescimento desta modalidade, cada vez está
mais competitivo e difícil. Mas estou optimista para o que o futuro me reserva.
Portugal Gamers – Muito obrigado pela disponibilidade e espero que venham a ganhar muitos outros prémios no futuro. Toda a equipa da Portugal Gamers vos deseja boa sorte.
De referir que já fizemos uma entrevista ao Francisco Santos, o Director Geral da FIFA TD, algo que poderão ver aqui.