Entrevista a Francisco Santos, Diretor Geral da FIFA TD

Em parceria com a IEPM Gamers, tivemos o prazer de conhecer o Francisco Santos, o Diretor Geral da FIFA TD, no qual acabámos por entrevistar.

Quem está ligado ao mundo dos videojogos, tem conhecimento de que hoje em dia os jogos não servem apenas para jogar sozinho ou com amigos: tem uma vertente altamente competitiva, chamada multiplayer, onde é possível jogar com pessoas de todo o mundo. E se isto é claramente óbvio, os eSports levam essa competitividade do multiplayer para outro nível: torneios oficiais que envolvem prémios por vezes a rondar os milhares ou milhões de euros.

Jogadores que formam equipas e jogam contra outras pessoas. Haver comentadores a relatarem o jogo, ao género do que acontece quando vemos um jogo de futebol na TV.

Impressionante, não é? Isso é o eSports, e é algo que temos vindo a apoiar há muito tempo. Agora fizemos uma nova parceria, desta vez com a FIFA TD.

Sem mais demoras, poderão ver em baixo a entrevista.

Portugal GamersApresente-se aos nossos leitores

Francisco Santos – Boas comunidade gamer, o meu nome é Francisco da Silva Santos, tenho 21 anos e sou natural de uma pequena aldeia chamada Gogim, que fica no distrito de Viseu, atualmente estou a morar no Porto. Sou licenciado em Ciências do Desporto pela UTAD e atualmente frequento o mestrado de Gestão do Desporto no ISMAI. 

Falando mais relativamente aos eSports, sou o Diretor Geral da FIFA TD – Torneios Desportivos e sou sobretudo, um entusiasta de desporto e de competição, assim como de videojogos. Para além disso, gosto muito de estar metido em tudo e mais alguma coisa(risos), por isso mesmo acabei por me meter também na FIFA TD.

Portugal Gamers – Portanto, atualmente, é o Diretor Geral da FIFA TD. Mas antes de o ser, trabalhou noutras coisas relacionadas com FIFA?

Francisco Santos – Sim. Como eu disse, não gosto nada de estar parado. Já tive vários cargos, em diferentes organizações não apenas de FIFA ou de eSports, mas também de outros desportos em geral. 

O cargo mais duradouro que tive no FIFA, foi o de coordenador de FIFA no União de Leiria eSports. Estive lá cerca de um ano e meio e realmente foi muito útil para a minha carreira como futuro gestor desportivo, tive de lidar com o tipo de problemas que teria de resolver se fosse diretor desportivo de uma equipa. Gostei muito desse cargo e gostava de agradecer ao João Simões e ao João Leitão, por me darem a oportunidade. Ao fim de cerca de um ano e meio, acabei por sair, pois tinha outras prioridades em mente, mas continuo sempre com um carinho especial pela equipa.

Novo torneio, prestes a começar. Participem!!

Portugal Gamers – Explique aos nossos leitores o que é exatamente a FIFA TD

Francisco Santos – A FIFA TD é uma organização de torneios competitivos de FIFA, foi criado pelo meu caro amigo, Pedro Mateus e eu acabei por me juntar em Junho de 2018, pois sempre gostei muito de organizar competições desportivas e vi que o Pedro já estava a fazer um bom trabalho sozinho. Apesar de ele ter conseguido fazer a FIFA TD crescer um pouco, eu vi ali ainda muito potencial a ser explorado e decidi juntar-me a ele. Um pouco mais de um ano depois, estou muito orgulhoso daquilo que nós os dois conseguimos, neste momento temos o vencedor da Taça de Portugal FPF de FIFA e o campeão da eLiga Portugal a jogar connosco e vamos começar agora a fazer torneios ao vivo.

Acredito que o que nos caracteriza é a boa organização e a atenção que damos não só aos detalhes da competição, mas também aos jogadores. Não vejo nenhuma organização de torneios de FIFA que seja tão atenciosa para os jogadores. E não sou eu que estou aqui a dizer para nós promover, quem o diz são jogadores como o Porkzzila dos Eyeshield, o Rafa Monteiro dos GeekCase ou até mesmo o Fábio Martins que já joga connosco desde que eu me lembro. Isto porque nós não damos atenção apenas aos jogadores de grandes organizações, nós damos atenção a todos, sejam eles jogadores verificados pela EA ou sejam eles jogadores desconhecidos que querem demonstrar o seu valor.

Portugal Gamers – E até ao momento, quais tem sido os maiores obstáculos?

Francisco Santos – Continuar a crescer começa a ficar difícil, pois nós só somos 2 e para continuarmos a crescer, precisamos de colaboradores (que já começamos a procurar online). 

Neste momento eu trato mais da área desportiva e o Pedro trata do design. O Pedro para além de ser pai, tem um emprego onde tem de gerir duas lojas, por isso só o facto de ele ter sempre aqueles flyers maravilhosos prontos já é de valor. Com o crescimento da FIFA TD há cada vez mais tarefas para realizar, desde a procura por apoios, até a estar disponível para entrevistas como estas (risos), passando pela publicação de conteúdo nas redes sociais e pela negociação com os jogadores (garantir jogadores de topo não é fácil).

Portanto neste momento o maior obstáculo é a falta de recursos humanos, portanto se te queres juntar à FIFA TD e achas que podes ser útil responde ao questionário – https://docs.google.com/forms/u/1/d/e/1FAIpQLSeFhe6eL1AKnCkUsX_hx2wqo02mtzRJ8p_vGJraxj0De9-1Yg/viewform.

Portugal Gamers – Qual é o seu objetivo para o futuro?

Francisco Santos – O meu objetivo para o futuro da FIFA TD é continuar com este crescimento e quem sabe daqui a 2 ou 3 anos já temos aqui uma coisa de grande valor, para isso precisamos de promover a nossa organização ao máximo para atrair jogadores e apoios, assim como demonstrar sempre excelência na organização das nossas competições, pois, por muito bom que o marketing possa ser, o mais importante é “satisfazer os clientes”.

Muita concentração é uma das coisas mais visíveis neste tipo de torneios.

Portugal Gamers – Organizar torneios deve ser uma tarefa árdua, mas no fim, ver aquela competição toda, e momentos fantásticos, deve ser bastante recompensador, não diria? 

Francisco Santos – Não podia estar mais de acordo, é uma coisa maravilhosa quando uma competição/evento começa a ganhar forma, sendo ele de eSports, de futebol ou mesmo de desportos de aventura. Todo o tempo “gasto” a preparar o evento, acaba por valer a pena quando se vê tudo a ganhar forma. É algo muito satisfatório. 

Portugal Gamers – Exceto FIFA, quais são os seus jogos favoritos de todos os tempos?

Francisco Santos – Quando era miúdo costumava jogar numa Sega Mega Drive II do meu primo, mas não tenho muitas memórias disso. Provavelmente fui uma daquelas crianças que pensa que está a jogar, mas o comando nem sequer estava conectado. 

O primeiro jogo que me lembro de jogar bastante, é o PES 4, na PS2 também do meu primo e no PC dele. Continuei a jogar até ao PES 2013, sendo que o PES 4, o PES 2009 e o próprio PES 2013 devem ter sido aqueles que joguei mais. 

Como fiquei insatisfeito com o PES 2014, deixei de jogar jogos de futebol, durante uns tempos e comecei a jogar mais jogos de PC. Durante uns tempos joguei Team Fortress 2 e Counter Strike 1.6, até que acabei por comprar o Counter Strike GO e fiz mais de 1000 horas entre 2014 e 2016, depois acabei por deixar de jogar aos poucos e hoje muiiiito raramente jogo.

No final de 2016 decidi dar uma oportunidade ao FIFA e experimentei o FIFA 17. Gostei do jogo e até hoje ainda jogo FIFA.

Outro tipo de jogo que costumo jogar são os simuladores de corrida, comprei um conjunto de volante e pedais, e costumo jogar Project Cars 2, Grand Turismo Sport e Dirt 4. Mas para mim nenhum jogo de corrida é como o FlatOut 2, não é nenhum simulador, mas é extremamente divertido e competitivo, já jogo FlatOut 2 há uns 9 anos e ainda me divirto muito. Adorava que saísse um FlatOut novo com aquela jogabilidade, ou mesmo uma nova versão remasterizada daquele jogo e que houvesse competições. Desde que fecharam os servidores online daquele jogo que tenho andado a reunir pessoas para jogar online, com a ajuda de programas como o Hamachi. Quem quiser se juntar…

Portugal Gamers – O que gostaria de dizer aos nossos leitores?

Francisco Santos – Bem, para além de lhes recomendar a todos o FlatOut 2 (risos), recomendo também que participem na FIFA TD Masters Series, pois podem jogar com alguns dos melhores jogadores do país, num formato interessante, onde podem aprender bastante e melhorar as vossas capacidades.

Para além disso, temos prémios, e em quantos mais torneios participarem mais hipóteses têm de se apurar para a Grande Final no final da época que será o maior evento alguma vez realizado pela FIFA TD e com os maiores prémios.

Resta-me agradecer ao site pela oportunidade e pedir que continuem a trabalhar em prol do gaming e dos eSports.

Portugal Gamers – Muito obrigado pelo tempo que disponibilizou a responder às diversas questões. Toda a equipa do Portugal Gamers, bem como a IEPM Gamers, deseja todo o sucesso do mundo à FIFA TD.

 

De referir que em breve irá haver mais uma entrevista com dois jogadores profissionais de FIFA. Em relação à FIFA TD, iremos continuar a acompanhá-los e apoiá-los, inclusive partilhar novidades na nossa página de Facebook, portanto, não se esqueçam de nos seguir por lá, bem como à FIFA TD, e claro, a IEPM Gamers.