Entrevista a Abraham Kim do estúdio Hexa Game

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Há muitos estúdios Portugueses que estão a apostar no desenvolvimento de jogos e com o tempo a evolução tem sido notável, algo que também se pode dizer de outros estúdios, de outros Países. Desta vez decidimos fazer uma entrevista a Abraham Kim, um dos responsáveis por um jogo bastante prometedor, Black Iris, do estúdio Brasileiro Hexa Game.

Em baixo segue-se a entrevista:

Portugal Gamers – Esta é a primeira vez que fazemos uma entrevista a um estúdio Brasileiro e a Hexa Game teve as honras. Como descreveriam a indústria de desenvolvimento de videojogos no Brasil?

Abraham Kim -Olá a todos do Portugal Gamers, a indústria de videojogos no Brasil está numa fase de grande evolução e progresso como um todo, diria que nunca tivemos tantos produtores a aventurarem-se nesse caminho difícil mas recompensador. Apesar de termos muito pouco incentivo, diria que em breve iremos crescer e quem sabe daqui a alguns anos possamos ter o primeiro estúdio AAA no Brasil.

Portugal Gamers – Black Iris é o vosso primeiro projecto. Como é que as coisas estão a correr?

Abraham Kim  O Black Iris é o nosso primeiro projeto autoral do Hexa Game Studio, mesmo com limitações, principalmente de mão de obra e budget, estamos a trabalhar no duro para conseguirmos lançar até 2017. Em breve iremos lançar uma Demo jogável pública para recebermos feedbacks dos jogadores.

Portugal Gamers – Se tivessem que descrever o jogo para os leitores do Portugal Gamers, o que diria?

Abraham Kim – Black Iris é um RPG no estilo de hack and slash com uma dificuldade elevada e o jogador precisará morrer algumas vezes para poder aprender algumas mecânicas escondidas dos inimigos. Diferente de muitos jogos de hoje, a protagonista Iris, não é nenhuma escolhida ou alguma pessoa super importante, é apenas uma garota que quer descobrir o motivo da sua existência custe o que custar, e esperamos que o jogador simpatize com ela pois ela irá sofrer bastante ao longo de sua jornada (risos).

Portugal Gamers – Já chegaram a dizer que o vosso jogo é inspirado em Dark Souls 2, The Witcher 3: Wild Hunt e Blade and Soul. Em que aspectos do Black Iris se inspiraram em cada um dos jogos anteriormente mencionados?

Abraham Kim – Nós do Hexa Game Studio somos muito fãs da série Dark Souls, e a mecânica e tema dark foi uma das nossas grandes referências. The Witcher 3 também é muito interessante como é feita a inteligência artificial e pegamos muitas referências nessa parte. Já o Blade and Soul pegamos ideias de habilidades e ciclo de mecânica fast paced para criar a nossa própria identidade de gameplay.

Portugal Gamers – Há quanto tempo é que o jogo está em desenvolvimento e quantas pessoas é que estão envolvidas no projeto?

Abraham Kim – Atualmente estamos a trabalhar há 10 meses no Black Iris e a nossa equipa é constituída por 4 pessoas.

Portugal Gamers – Quais os maiores desafios que enfrentaram no desenvolvimento do Black Iris até ao momento?

Abraham Kim – O maior desafio sempre vai ser produzir algo com qualidade e rapidez sem gastar muito dinheiro, por isso estamos a correr atrás de investidores e publishers para o nosso jogo.

Portugal Gamers – Black Iris vai ser lançado no PC e PlayStation 4. Existe a possibilidade de sair em mais plataformas no futuro?

Abraham Kim – Sim. Estamos a pensar em lançar para a Xbox One também, porém precisamos ver exatamente quanto tempo isso levará.

Portugal Gamers – Gostaria de revelar em primeira mão a data de lançamento do jogo?

Abraham Kim – A data exata de lançamento ainda não temos, mas podemos garantir que será no segundo semestre de 2017.

Portugal Gamers – Depois de terminarem o vosso trabalho em Black Iris, o que tencionam fazer? Apostar numa sequela ou fazer uma nova propriedade intelectual?

Abraham Kim – Sinceramente, estamos com outros projetos em mente e tudo vai depender do retorno do público para vermos se haverá um Black Iris II, mas podemos garantir que não iremos parar de criar novos projetos!

Portugal Gamers – Quais são os vossos jogos favoritos e porquê?

Abraham Kim – Gostamos muito da série Dark Souls, Shadow of Mordor e Devil May Cry. Alguns de nós também gostam de jogos de plataforma, mas sempre visamos uma mecânica mais elaborada e menos simplista.

Portugal Gamers – Agradecemos imenso pelo tempo que disponibilizou para responder ás diversas questões. Desejamos a maior sorte para a Hexa Game e esperemos que o Black Iris venha a ter muito sucesso.