Em parceria com a IEPM Gamers, fizemos uma entrevista a Vitor Pêgas, fundador da produtora Portuguesa Oryzhon Studios, e também produtor de Planet Driller, jogo que já está disponivel no Steam.
Em baixo segue-se a entrevista:
Portugal Gamers – Apresente-se aos nossos leitores e refira quais eram os seus objetivos assim que decidiu desenvolver um jogo.
Vitor Pêgas – O meu nome é Vitor Pêgas, sou o criador e programador da Oryzhon Studios. Antes do jogo ser criado o objetivo era criar um mundo procedural, e ver as melhores técnicas para o fazer. Assim que essa parte estava criada, e para pôr em prática os conhecimentos aprendidos e tentar re-criar o clássico Motherload, mas com um aspecto 3D, com foco principal na exploração de recursos e adicionando o twist dos desastres naturais. Isto tudo combinado com a possibilidade de ser jogado e integrado na Steam.
Portugal Gamers – Planet Driller é um título 3D de exploração mineira, no entanto, à sua maneira, como descreveria o jogo?
Vitor Pêgas – É um mining simulator, um pouco ao estilo que diriam que outros jogos são walking-simulator. Há muito mining envolvido.
Portugal Gamers – E quais as características que acha que Planet Driller se destaca dos jogos do mesmo género?
Vitor Pêgas – A principal característica será talvez o mundo procedural que começou todo o projeto.
Portugal Gamers – Durante o desenvolvimento de um jogo, há sempre obstáculos. Quais foram os maiores obstáculos que tiveram nesse sentido?
Vitor Pêgas – A optimização foi um grande obstáculo. O mundo chegou a ser infinito, mas era incomportável, então decidi limitar a uma profundidade máxima de 1000 unidades. Com 25 unidades de largura, são muitos minerais para, não só minar, como para guardar em memória. Este foi talvez o maior obstáculo durante o desenvolvimento. Fora a optimização, diria que implementar a Steamworks (API da Steam) com o jogo, pela primeira vez, foi um desafio.
Portugal Gamers – O jogo esteve quanto tempo em desenvolvimento?
Vitor Pêgas – À volta de 1 mês de desenvolvimento até ao launch na Steam, e depois mais 1 mês de bug-fixing e updates. Passado esse primeiro mês de desenvolvimento pós-lançamento, o jogo atingiu o seu pico, e até hoje foram apenas lançados patches de bugs que sejam reportados.
Portugal Gamers – E quantas pessoas é que trabalharam nele?
Vitor Pêgas – O jogo foi totalmente feito por mim. Modelos 3D, texturas, programação. Os sons foram obtidos na internet (de fontes gratuitas) e a música foi também ela gerada procedimentalmente.
Portugal Gamers – Planet Driller já está disponível no Steam. Tenciona lança-lo noutras plataformas?
Vitor Pêgas – Era esse o plano, pelo menos consolas. Mas infelizmente não é possível para já avançar para esses mercados. O Steam para já é o mais acessível para os produtores independentes.
Portugal Gamers – A Nintendo Switch foi apresentada oficialmente muito recentemente. O que achou da consola a nível geral?
Vitor Pêgas – Pareceu-me bastante interessante, mas com flops recentes só o tempo dirá se é uma boa consola. No entanto, o facto de se poder passar da tv para uma consola portátil sem perder grande fidelidade e com boa bateria, fazem da switch uma consola interessante.
Portugal Gamers – Quais são os vossos planos para o futuro?
Vitor Pêgas – No Natal lançámos o AffordaGolf Online, um jogo de mini-golf multiplayer, que também está disponivel na Steam e que também está numa fase de manutenção. Para já, o novo projecto ainda está numa fase de planeamento, pelo que ainda não há muita informação, mas a aposta na Steam e na integração ao máximo das suas funcionalidades é para continuar.
Portugal Gamers – Há alguns jogos que nos marcam para a vida. Quais são os seus jogos/franquias favoritas de sempre?
Vitor Pêgas – Tendo apenas 21 anos, os meus jogos preferidos não são clássicos mas sim jogos mais contemporâneos como GTA ou Call of Duty (os primeiros). Se tivesse de escolher um que me marcou foi a série Crash Bandicoot.
Portugal Gamers – Há alguma coisa que gostaria de acrescentar em relação ao Planet Driller ou qualquer outro projecto vosso? E qual é a mensagem que gostaria de passar aos utilizadores do Portugal Gamers e IEPM Gamers?
Vitor Pêgas – Gostaria de passar uma mensagem de apoio à Portugal Gamers e à IEPM Gamers por apoiarem os jogos Made In Portugal, é mesmo um grande apoio que faz falta. E também uma mensagem aos leitores para que procurem mais sobre a indústria, porque ela existe e há jogos fantásticos. Sobre os nossos projectos, vamos continuar a criar jogos que nos dão gosto não só criar como jogar e acima de tudo ouvir os jogadores e o seu feedback e ideias para melhorar não só os jogos como nós próprios.
Por fim gostaríamos de agradecer ao fundador e produtor da Oryzhon Studios, Vitor Pêgas, por ter aceite ser entrevistado, e desejamos toda a sorte do mundo para os seus próximos projectos.
Em baixo poderão ver o trailer de Planet Driller e AffordaGolf Online, ambos os jogos já disponíveis no Steam.