Epic Games culpa estúdios por problemas de desempenho com o Unreal Engine 5

Durante a Unreal Fest na Coreia, Tim Sweeney, presidente da Epic Games, falou sobre os problemas de desempenho comuns em jogos que usam o Unreal Engine 5. Segundo ele, a culpa não é do motor gráfico, mas das produtoras que não adotam uma abordagem correta no desenvolvimento. Muitos estúdios concentram o desenvolvimento inicialmente em hardware de ponta e deixam a otimização para dispositivos menos potentes para as etapas finais, o que prejudica o desempenho final.

Sweeney destacou que o ideal é começar a otimização desde as fases iniciais do desenvolvimento, antes mesmo da criação completa dos conteúdos. Para ajudar nesse processo, a Epic está reforçando ferramentas de otimização automatizada e investindo na formação de programadores para que a otimização precoce se torne um padrão na indústria.

O executivo ainda ressaltou que os jogos atuais são muito mais complexos do que há dez anos, tornando impossível resolver todos os problemas apenas na engine. Por isso, a colaboração entre equipas de desenvolvimento e criadores do motor gráfico é essencial. Além disso, as lições aprendidas com a otimização do Fortnite estão a ser aplicadas para melhorar o desempenho em PCs e dispositivos mais modestos.

Um dos jogos recentes que registou críticas por problemas de desempenho foi Metal Gear Solid Delta: Snake Eater, cuja performance instável gerou reclamações da comunidade. A Epic reforça que o foco deve estar na otimização desde o início para evitar esses problemas.