A Epic Games mostrou a sua versão mais recente do seu reconhecido motor de jogo, o Unreal Engine 5, desenhado com a nova geração em mente, motivo pelo qual mostraram-no a correr na PlayStation 5.
Lumen in the Land of Nanite é o nome da demonstração, que surpreendeu pelo grande detalhe e nitidez, devido à renderização de polígonos a nível microscópico, e também à iluminação geral completamente dinâmica.
Com isso, o CEO da Epic Games, Tim Sweeney, veio a público afirmar que o SSD da PS5 é mais rápido que a de um PC, algo que alguns utilizadores não concordaram e mostraram um gráfico que mostrava as velocidades dos discos SSD.
Tim Sweeney explicou esses valores do PC são teóricos e são da drive para a memória kernel, referindo que é uma viagem lenta e circulatória através da decompressão de software para a driver da GPU, chegando à memória de vídeo onde se pode eventualmente usá-la, e que o caminho da PS5 para isto é várias vezes mais eficiente.
A Sony para conseguir esse desempenho impressionante, ligou o SSD ao processador principal da PS5 através de uma interface de 12 canais.
O Unreal Engine 5 será compatível com PC, PlayStation 5, Xbox Series X, PlayStation 4, Xbox One, Android e iOS.