Já estão abertas as candidaturas à 7ª Edição dos Prémios PlayStation Talents em Portugal, uma iniciativa de apoio ao desenvolvimento de videojogos no nosso país, promovida pela PlayStation Portugal, que visa desafiar o talento português. O período de candidaturas, que começa hoje, prolonga-se até às 23h59 do próximo dia 30 de setembro.
Para assinalar a abertura das candidaturas, a PlayStation Portugal divulgou hoje um episódio especial do MODO PlayStation totalmente dedicado a esta iniciativa, que revela como tem sido a evolução deste programa ao longo das suas últimas edições, bem como a influência que o mesmo tem tido na própria indústria de desenvolvimento de videojogos em Portugal. Este episódio especial conta ainda com a presença de Fábio Barbosa, um dos criadores de Evil Below, que venceu o Prémio PlayStation Talents para Melhor Jogo de 2020, na 6ª Edição dos Prémios PlayStation Talents em Portugal.
Aos Prémios PlayStation Talents 2021 em Portugal podem concorrer pequenos estúdios, estudantes universitários, jovens programadores e empresas portuguesas que tenham faturado menos de 100.000€ em 2020. Todos os candidatos deverão apresentar uma equipa de projeto composta por, pelo menos, três tipos de perfis: game designer, programador e artista.
As melhores propostas serão reveladas durante o mês de outubro. O grande vencedor do Prémio PlayStation Talents 2021 para o Melhor Jogo, bem como os vencedores das restantes categorias, serão anunciados no início do próximo ano.
De realçar que o projeto vencedor do Prémio PlayStation Talents 2021 para o Melhor Jogo irá receber apoio económico para o desenvolvimento e publicação do jogo por parte da PlayStation Ibéria através de:
- 10.000€ em dinheiro para o desenvolvimento do videojogo;
- A publicação do jogo na PlayStation Network;
- Acesso a ferramentas de desenvolvimento PlayStation;
- Uma campanha de promoção e marketing em canais PlayStation® avaliada em 50.000€;
- Espaço físico em Lisboa para trabalhar no projeto durante 10 meses;
De salientar que os Prémios PlayStation Talents arrancaram em Portugal em 2015 e, desde então, já contaram com a participação de mais de 300 projetos. De realçar ainda que, na primeira edição, o jogo vencedor foi o altamente aclamado pela crítica nacional e internacional Strikers Edge, do estúdio Fun Punch Games. Este frenético jogo de combate à distância onde os jogadores lutam com guerreiros antigos e poderes especiais foi lançado em janeiro do ano passado. As cinco edições seguintes foram ganhas pela experiência musical para o PlayStation VR, VRock, pela aventura épica do pequeno San, Out of Line, pelo jogo de combate de veículos situado num ambiente pós-apocalíptico de ficção científica, KEO, pela experiência narrativa na primeira pessoa sobre a temática da doença de Alzheimer, Back Then, e pelo título de terror onde até os nossos sons no mundo real influenciam o que se passa dentro do mundo do jogo, Evil Below. Quatro destes jogos estão atualmente em desenvolvimento.
Este ano, os Prémios PlayStation Talents em Portugal estão divididos da seguinte forma:
Categoria Principal
- Prémio PlayStation Talents para Melhor jogo;
Categorias Secundárias
- Prémio PlayStation Talents para Jogo mais Inovador;
- Prémio PlayStation Talents para Melhor Arte;
- Prémio PlayStation Talents para Melhor Utilização das Plataformas PlayStation;
- Prémio PlayStation Talents para Melhor Jogo Infantil;
- Prémio PlayStation Talents da Imprensa;
- Prémio PlayStation Talents para Melhor Jogo de Competição Online;
- NOVO Prémio PlayStation Talents para Melhor Narrativa;
Categorias Especiais
- Prémio PlayStation Talents Especial Games for Good: O Prémio PlayStation®Talents Especial Games for Good, atribuído em parceria com o evento criado e organizado pelo IADE, destina-se ao jogo finalista que melhor incorpore temáticas de responsabilidade social no seu conceito, e que contribua para um diálogo aberto sobre problemas reais da nossa sociedade e do nosso mundo;
As candidaturas terão de ser enviadas para o endereço de e-mail [email protected] até às 23h59 do próximo dia 30 de setembro e deverão incluir:
- Uma build jogável/vertical slice;
- Um vídeo de apresentação do jogo, com um máximo de 5 minutos de duração;
- O documento de Concept Design (em formato PDF, sem limite de páginas);
- Os CVs dos membros da equipa;