Desde que foi lançado para a PlayStation 4, muitos jogadores e fãs estão a questionar sobre as mudanças feitas em Crash N.Sane Trilogy, e já surgiram muitas teorias para explicar o porquê do salto da personagem estar tão diferente.
E não existe ninguém melhor para explicar isso, que o próprio estúdio que desenvolveu a remasterização.
Através do blog oficial da Activision, a Vicarious Visions revelou que o objetivo com Crash N.Sane Trilogy, foi reduzir qualquer situação de frustração e preservar o desafio dos jogos originais, e sentem que conseguiram alcançar esse objetivo. Porém, reconhecem que muitos fãs notaram o facto de o salto não ser como antigamente, principalmente no primeiro jogo.
De acordo com eles, foram feitos diversos testes internos e testes com jogadores e iterações para levar a jogabilidade de cada jogo para o ponto ideal. Ao fim de tudo isso, foi alterado o salto de maneira diferente em cada jogo, para que as métricas do salto ficassem iguais ao original. Porém, há algumas diferenças subtis no primeiro jogo, sendo a principal o facto que o personagem cai mais rapidamente ao deixar de pressionar o botão X em comparação ao original.
A Vicarious Visions ainda comentou sobre a física de colisão com elementos do cenário, que também sofreu mudanças.
De acordo com o estúdio, o jogo conta com um sistema de colisão diferente do jogo original, e combinado com a adição da física, alguns saltos requerem mais precisão que o original. Assim como a jogabilidade, houve mudanças na colisão e física ao longo do desenvolvimento para torná-lo mais justo para todos os jogadores e o mais fiel possível ao jogo original.
Com isso, é necessário uma precisão muito maior em comparação ao primeiro jogo, o que torna a experiência do gameplay diferente. Sendo assim, um jogador recém-chegado à franquia, talvez queira começar a sua experiência pelo segundo ou terceiro jogo, e só depois voltar para tentar jogar o primeiro. Já quem jogou os originais e já possuem uma grande memória muscular, vão reaprender as mecânicas na remasterização, o que pode significar um desafio adicional inesperado, mas acreditam que é um desafio justo.
Crash N.Sane Trilogy foi lançado no dia 30 de junho de 2017 em exclusivo para PlayStation 4.