Durante o The Game Awards 2018, a Studio Wildcard estúdio responsável pelo desenvolvimento de Ark: Survival Evolved anunciou o seu mais novo projeto, o MMO de sobrevivência, Atlas.
O jogo pretende repetir o sucesso do seu antecessor, mas, ao mesmo tempo, oferecer diversas novidades e mudanças, a começar pela sua própria ambientação, que agora aborda uma temática pirata, onde o jogador começará numa pequena ilha enquanto expande a sua influência, constrói o seu próprio navio pirata, aumenta a sua tripulação, domina os mares e estabelece o seu próprio império pirata nesse universo.
Sendo bastante ambicioso, o estúdio pretende com Atlas colocar mais de 40 mil jogadores num mundo aberto e em simultâneo, a propor um nível extremamente alto de interação, seja a cooperar para atingir um mesmo objetivo ou em intensos combates para definir quem realmente é o rei dos mares.
O jogador poderá construir a sua tripulação ao resgatar NPCs de naufrágios e situações de grande perigo, através de contratos ou mesmo a recrutar outros jogadores para exercerem diferentes funções a bordo do seu navio pirata. Atlas também promete trazer um sistema de evolução de personagem ainda mais extenso que o utilizado no Ark, com mais de 300 habilidades diferentes para serem desbloqueadas e aprimoradas.
Como não poderia deixar de ser, o jogo ainda promete trazer uma grande variedade de criaturas incluindo bestas tirânicas que vão fazer até mesmo os mais corajosos jogadores questionarem se estão a altura do desafio.
Para finalizar foi revelado que Atlas terá dois servidores que vão reunir jogadores do mundo inteiro, um dedicado ao PvE e outro focado em interação e combate PvP.
Atlas havia sido iniciado anunciado para o dia 13 de dezembro de 2018 em fase de Acesso Antecipado na Steam, porém, foi adiado para o dia 19 de dezembro (quarta-feira) para o estúdio realizar ajustes finais. O jogo será ainda disponibilizado para Xbox One em 2019, através do programa Xbox Game Preview.