Lançada originalmente no final de 2013, a PlayStation 4 chegou num momento do seu ciclo de vida em que rumores e questionamentos sobre a sua sucessora começam a ganhar força. Apesar disso, sempre que questionados, os executivos da Sony, ressaltam que a plataforma ainda tem muitos exclusivos a serem lançados e a PlayStation 5 ainda deve demorar a surgir.
Porém, durante uma reunião com os acionistas para discutir os resultados financeiros, um executivo, revelou que a empresa está ciente que a PlayStation 4 pode começar a enfrentar um declínio no mercado.
De acordo com o GamingBolt, Kenichiro Yoshida, diretor financeiro da Sony, indicou que a PlayStation 4 já atingiu o seu auge de vendas a nível de hardware em 2016 e atingirá o auge de vendas de software ainda em 2017.
Isso pode significar que a Sony, entrou numa fase em que acredita que os lucros da consola vão começar a estabilizar muito em breve, o que também pode começar a abrir ainda mais espaço para questionamentos sobre a próxima geração e até um ciclo de vida ainda mais curto do que haviam planeado inicialmente.