Existem muitos jogos que exploram a mitologia nórdica e utilizam os vikings como personagem, porém, God of War para PlayStation 4 trouxe um destaque considerável para esse universo e assim que surgiram os primeiros rumores de que o novo Assassin’s Creed teria essa mesma ambientação, as comparações foram inevitáveis.
Entretanto, em entrevista ao site Gamespot, o diretor de narrativa, Darby McDevitt, explicou que Assassin’s Creed: Valhalla terá uma interpretação diferente da mitologia nórdica se comparado a God of War, já que o jogo terá um foco muito maior na realidade da Era Viking.
McDevitt revelou que jogou God of War e considere um jogo excelente, mas dentro da Ubisoft ninguém está preocupado com eventuais comparações, porque maioritariamente quando os jogos abordam a temática da mitologia nórdica, optam por focar muito na própria mitologia.
Ele destacou que o próprio God of War utiliza isso como um dos seus grandes destaques, ao permitir ao jogador lutar com Baldur, conhecer personagens icónicos da mitologia nórdica e explorar locais que fogem da realidade.
McDevitt continuou por dizer que poucos são os jogos que retratam como era viver durante a Era Viking, como era a experiência de maneira historicamente realista e é isso que a Ubisoft e os desenvolvedores de Assassin’s Creed: Valhalla desejam, levar os jogadores a sentirem-se em meio a Idade das Trevas da Inglaterra, a explorar ruínas abandonadas há mais de 400-500 anos pelos romanos e pagãos anglo-saxões antes de serem convertidos ao cristianismo.
Assassin’s Creed: Valhalla tem previsão de lançamento para o final de 2020 e será lançado para PC (Uplay e Epic Games Store), PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X e Google Stadia. A Ubisoft também anunciou que a versão para consolas da Microsoft terá suporte ao Smart Delivery, que permite aos jogadores adquirirem apenas uma cópia do jogo e usufruir tanto na Xbox One quanto na Xbox Series X.