Mesmo após o pedido de desculpas, ao que tudo indica as polémicas a envolver o youtuber Felix”PewDiePie” Kjellberg ainda estão longe de terminaram. Enquanto algumas pessoas o acusam de racismo, os fãs foram em sua defesa.
Tudo isso teve inicio após PewDiePie durante uma transmissão em direto ter utilizado uma palavra de cunho racista, em meio a inúmeras criticas, Sean Vanaman, criador de Firewatch entrou com uma ação de direitos autorais (DMCA – Digital Rights Millennium Act) para retirar do canal do youtuber todos os vídeos contendo o seu jogo, além de impedir que ele produza conteúdo de futuros lançamentos do seu estudio, a Campo Santo.
Entretanto, os fãs de PewDiePie não gostaram nem um pouco dessa decisão e decidiram responder ao fazer análises negativas a Firewatch na Steam. Até então o jogo estava com análises “Muito positivas”, porém, após essas polémicas encontra-se na Steam com análises “Neutras”. A grande maioria das pessoas não critica o jogo em si e sim utiliza a decisão do criador como uma arma para criticar o jogo, com comentários como “Os desenvolvedores apoiam a censura, eu não” ou “O fato do criador do jogo ter ido atrás do PewDiePie é patético” ou até mesmo “Um dos jogos mais lindos que existe, curto, porém, incrível. Atrai o jogador e o mantém intrigado do começo ao fim. Porém, darei uma análise negativa porque o desenvolvedor é um bebé chorão, que utilizou o DMCA por causa de palavras ofensivas”.
Claro que essas são opiniões relativamente moderadas, existem opiniões bem menos “amigáveis” que não iremos traduzir aqui, mas que podem ser lidas na pagina oficial do jogo na Steam. Também é importante notar, que devido às alterações na política de comentários da Steam, alguns, desses jogadores jogaram apenas alguns minutos, apenas para terem a oportunidade de deixar uma análise negativa.
Apesar disso, a média geral do jogo na plataforma mantém-se “Muito positiva” com a maioria das mais de 26 mil pessoas que deixaram a sua opinião a ser positiva.
Vale ressaltar ainda que o próprio criador, Sean Vanaman, numa entrevista ao Buzzfeed disse estar arrependido de retirar os vídeos do canal a utiliza o DMCA, já que a censura não é a melhor maneira de mostrar a opinião e que se tivesse uma maneira direta de entrar em contacto com PewDiePie e remover os vídeos, ele provavelmente o faria. Ou seja, ele mantém a decisão de retirar, só preferia que fosse feito através de uma decisão mutua de ambos e não de uma maneira “forçada”.