Baseado em factos reais, e já com uma significativa carreira internacional, ‘Sombra’, a segunda longa-metragem do realizador Bruno Gascon, (‘Carga’) estreia nos cinemas nacionais a 14 de outubro 2021.
Inspirado em histórias verídicas de desaparecimentos de crianças, ‘Sombra’ segue a história de Isabel – protagonizada por Ana Moreira – uma mãe que, apesar de todos os obstáculos, não aceita desistir de lutar para encontrar o seu filho de 11 anos, desaparecido misteriosamente em 1998.
Já com uma significativa carreira internacional – selecionado para o Raindance Film Festival onde Bruno Gascon se encontra nomeado ao Prémio de Melhor Realizador e Ana Moreira nomeada para Melhor Performance, SOMBRA estreou mundialmente no Festival de Cinema de Barcelona – Sant Jordi, onde foi distinguido com o prémio de melhor obra e o galardão ‘Filme- História’. Integrou ainda a secção “Spectrum: Alternatives”, da 24.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Xangai; apresentou-se no Festival de Cinema Ischia em Itália tendo sido selecionado também para a secção Panorama do Mastercard Off Camera na Polónia e para o festival de cinema francês Les Reflets du Cinéma Ibérique et Latino-Américain.
‘Sombra´ é protagonizado por Ana Moreira, à frente de um elenco com Miguel Borges, Vítor Norte, Ana Bustorff, Lúcia Moniz, Joana Ribeiro, Ana Cristina Oliveira, Tomás Alves e com a participação especial de Sara Sampaio, entre outros.
Para a elaboração do guião, Bruno Gascon conversou com mães que viveram esta situação, entre as quais Filomena Teixeira, mãe de Rui Pedro, o menino de 11 anos que desapareceu em 1998.
‘Sombra´, uma verdadeira história de amor, força e coragem, sobre uma mãe que não desiste de procurar o seu filho, chega aos cinemas a partir de 14 de outubro.
ELENCO
Ana Moreira
Ana Cristina Oliveira
Ana Bustorff
Kim Grygierzec
Joana Ribeiro
João Cabral
Lúcia Moniz
Miguel Borges
Miguel Monteiro
Oksana Tkach
Raimundo Cosme
Sara Sampaio
Sara Norte
Tomás Alves
Vítor Norte
Sinopse
Em 1998, Isabel tinha a família perfeita até que um dia chega a casa e descobre que o seu filho de 11 anos desapareceu. A partir desse momento tudo muda. Apesar da cobertura mediática do caso e da existência de um suspeito a justiça falha constantemente e Isabel percebe que somente ela poderá manter viva a busca por Pedro. Passam-se quinze anos e apesar de todos os obstáculos que encontra Isabel vai continuar a fazer de tudo para reencontrar o filho que todos querem que esqueça, mas que ela acredita que ainda está vivo.