Desde que foi oficialmente anunciado, os novos processadores da AMD estão a receber bastante atenção da imprensa especializada, com muitos que já tiveram a oportunidade de testar os processadores a destacarem o quanto o Ryzen 9 5950X é poderoso, e recentemente, o processador da AMD quebrou o recorde mundial de overclock.
Na verdade, houve dois recordes que ganharam grande notoriedade. O primeiro foi obtido pelo overcloker “Hicookie” que conseguiu alcançar com o AMD Ryzen 9 5950X, a incrível frequência de 6.36 MHz em todos os seus 16 núcleos como podem ver abaixo:
Para alcançar esse resultado “Hicookie” utilizou uma motherboard da Gigabyte, a X570 Aorus Master, uma das mais poderosas motherboards disponíveis no mercado atualmente a utilizar o chipset X570. Além disso, para alcançar essas frequências, ele precisou levar o processador ao limite com a temperatura a alcançar níveis imensuráveis, por isso, o overclocker utilizou um sistema de refrigeração por Nitrogénio Liquido (LN2).
Outro recorde alcançado e que também vale a pena ser mencionado, foi alcançado pelo overclocker e YouTuber alemão “der9auer” que atingiu a frequência de 5.8 MHz em todos os 16 núcleos do AMD Ryzen 9 5950X. Para alcançar esse resultado, ele utilizou a motherboard ASUS ROG Crosshair VIII Dark Hero, com voltagem de 1.756V, além de também ter utilizado um sistema de refrigeração por Nitrogénio Liquido (LN2).
Abaixo podem ver um vídeo que ele fez a mostrar todo o processo:
De destacar que durante o anúncio a AMD, havia revelado que o AMD Ryzen 9 5950X alcançava frequências de 3400 MHz, a alcançar até 4900 MHz, em modo boost. Sendo assim, ambos conseguiram alcançar frequências muito acima do padrão, não sendo minimamente indicado que qualquer pessoa que queira fazer uma utilização “tradicional” do seu processador tente atingir esses níveis.