
A chegada de Gears of War: Reloaded à PlayStation 5, agora também em formato físico, vem acompanhada de uma notícia que não vai agradar a todos, especialmente aos colecionadores mais exigentes. Ao contrário do que alguns rumores e fontes não oficiais sugeriam, a versão física do título não traz o jogo completo no disco e exige obrigatoriamente uma ligação à internet na primeira utilização.
Segundo informações recolhidas junto das lojas francesas, a própria capa da edição para a PS5 deixa bem claro que é necessário realizar um download de conteúdo antes de começar a jogar. Isto confirma que uma parte do jogo está guardada nos servidores da Microsoft, obrigando os utilizadores a descarregar ficheiros adicionais assim que inserem o disco na consola, uma política cada vez mais comum, mas que continua a gerar polémica entre fãs e adeptos do formato físico.
Ainda na capa, destaca-se a localização integral do jogo para Francês, uma aposta na proximidade aos mercados europeus, mas a obrigatoriedade do download à parte mina o valor tradicional da edição física, que para muitos deixa de garantir a tal “preservação” da experiência tal como adquirida. Não se trata de receber apenas um código na caixa, como acontece em certos jogos Switch, mas aproxima-se desse conceito.
Este modelo de distribuição, cada vez mais recorrente em grandes lançamentos das duas principais consolas, abre portas a novas discussões sobre o verdadeiro valor do formato físico em 2025 e a sua relevância na era do digital, um tema que promete continuar a dividir a comunidade gamer, tanto em fóruns como em redes sociais.
Gears of War Reloaded physical copy will require a content download. pic.twitter.com/OQDKFiiYXb
— Chris | DoesItPlay 💿 (@Chris_TV_Live) August 20, 2025
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