Ghost of Yotei com orçamento semelhante ao de Ghost of Tsushima

Ghost of Yotei, a aguardada sequela da aclamada franquia feudal japonesa Ghost of Tsushima, tem um orçamento de produção aproximadamente igual ao do seu predecessor, segundo revelou Brian Fleming, diretor do estúdio Sucker Punch. O orçamento estimado para Ghost of Tsushima rondou os 60 milhões de dólares, um valor relativamente modesto para um título triple-A na atualidade.

Fleming explicou que, nestes projetos, o custo total e o número de meses e pessoas envolvidos no desenvolvimento permaneceram muito semelhantes. A equipa é composta por cerca de 150 a 160 elementos, um tamanho mais reduzido comparado com grandes estúdios, o que obriga a decisões mais cuidadosas para evitar desperdícios e a uma maior flexibilidade na terceirização de funções.

Apesar dos orçamentos semelhantes, Ghost of Yotei promete trazer uma nova protagonista, Atsu, e explorar a ilha de Ezo (Hokkaido moderno), expandindo o universo criado em Tsushima. O jogo será lançado a 2 de Outubro de 2025, e espera-se que apresente uma experiência sólida aproveitando a base estabelecida pelo primeiro título.

Este equilíbrio nos orçamentos reflete uma mudança na política de desenvolvimento da PlayStation, que em títulos recentes tem vindo a aumentar substancialmente os custos das sequelas (como com Spider-Man 2 ou The Last of Us 2). A estratégia de manter o orçamento controlado pode diminuir riscos financeiros e garantir a sustentabilidade do estúdio.

Fonte: Game Rant