Num mundo em que a brincadeira é cada vez mais subvalorizada, o Grupo LEGO está entusiasmado por levantar o véu da segunda fase da campanha Brincar É o Teu Superpoder, que encoraja crianças e famílias a cada vez mais atribuírem à brincadeira um papel de protagonista na vida quotidiana.
Lançando um apelo a todos de modo que voltem a descobrir o poder transformador da brincadeira, esta campanha repleta de diversão é uma resposta direta às novas conclusões globais do Grupo LEGO, que mostram que as famílias que mais brincam juntas são as mais felizes*, enquanto 90% das crianças concordam que brincar é a melhor maneira de aprenderem, de se desenvolverem e se expressarem verdadeiramente.
A pesquisa, que abrangeu 36 países com mais de 61 500 pais e crianças entre os 5 e os 12 anos, também concluiu que 83% dos pais consideram a brincadeira uma plataforma para celebrar as diferenças de uma forma divertida e positiva e que é decisiva para promover uma visão do mundo mais inclusiva (85%). Quando a brincadeira se torna o centro das atenções, tem o superpoder de aproximar as pessoas — unindo pessoas sem olhar à cultura, raça, idade, género, capacidade e interesses.
Existe, no entanto, uma tendência preocupante: 76% dos pais afirmam que as crianças de hoje têm menos oportunidades de brincar do que as gerações anteriores. A pesquisa sublinha ainda o impacto generalizado dos dispositivos digitais, a carga de trabalho dos pais e a falta de acesso a espaços apropriados para brincar, com todos os pontos a prejudicarem cada vez mais o tempo de brincadeira em família. Os pais confessam passar quase o dobro do tempo nos telefones e laptops do tempo que passam a brincar em família, com 66% a dizerem que a pesada carga de trabalho prejudica o tempo de brincadeira e duas em cada cinco famílias não têm acesso a ambientes de brincadeira adequados ou espaços seguros para atividades lúdicas, com o resultado de um em cada cinco pais a admitir que nunca participa em brincadeira em família.
A boa notícia: quase nove em cada dez crianças e pais anseiam por mais tempo de brincadeira juntos. Brincar É o Teu Superpoder é o convite a cada família para se apoiar e ajudar a pôr de novo a brincadeira na ordem do dia!
Unir e Impelir: Superpower Studios
Restabelecendo o lugar da brincadeira no mundo, o Grupo LEGO une-se para promover o poder da brincadeira através de várias ativações pelo mundo fora.
Numa ousada reimaginação de um espaço tradicionalmente centrado nos adultos, a galeria de arte imersiva Superpower Studios surgiu no coração de Paris como uma vibrante celebração de brincadeira e ligação. Juntamente com uma equipa internacional de Play Ambassadors, comandados pela consultora criativa e fundadora da pioneira concept store parisiense Colette, Sarah Andelman, o Grupo LEGO está a restabelecer a importância da brincadeira à escala global. Com a Superpower Studios no comando, eles fomentam nas crianças e famílias a capacidade de abraçarem o seu superpoder de brincar e de com ele reconstruírem o mundo.
Para defender a brincadeira no nosso dia a dia, a China está a criar a biblioteca mais brincável do mundo. Esta experiência imersiva apresenta vários andares para explorar, incluindo uma Sala de Leitura Súper Lúdica, um espaço vibrante repleto de divertidas criações e ideias arrojadas de crianças em três zonas imersivas. Cada zona tem como tema Histórias Icónicas, Exploração Espacial e Criação de Veículos, que demonstram o superpoder da brincadeira.
Enquanto isso, na Hungria, um elétrico em tamanho real será transformado num lúdico elétrico LEGO por ocasião do Dia Mundial sem Carros, a 22 de setembro, mostrando que a brincadeira pode ser encontrada em lugares inesperados e pode tornar a vida quotidiana divertida através do poder que tem.
No Japão, estão a encorajar as crianças a adicionarem imaginação e criatividade às suas vidas com um inovador evento pop-up inspirado nos restaurantes, em que uma experiência do tipo culinário e a criativa brincadeira LEGO se encontram.
Já na Austrália, está a ser realizada uma parceria com a artista infantil Emma Watkins para reimaginar o seu estúdio de dança preferido. Com a ajuda de um grupo de “Play Experts”, está a ser transformado num espaço vibrante e criativo com tijolos LEGO, mostrando que a brincadeira e a criatividade podem transformar qualquer ambiente.
Durante o Festival das Luzes de Berlim, várias criações LEGO construídas por famílias serão apresentadas em pontos icónicos como o Brandenburger Tor, sublinhando o Superpoder da Brincadeira. As famílias participantes podem juntar-se ao LEGO Creative Camp e reconstruir o mundo com a lenda do futebol alemã Thomas Müller.
«A falta de espaços de lazer bons para as famílias e de tempo de brincadeira está a ter um impacto negativo no desenvolvimento infantil. A brincadeira é um superpoder que promove a confiança, a capacidade de resolução de problemas e competências de comunicação eficazes — atributos essenciais para um futuro bem-sucedido. O nosso objetivo é inspirar as famílias por toda a parte a reconhecer e construir o poder transformador da brincadeira, integrando-o nas suas rotinas diárias», afirma Alero Akuya, VP of Brand Development do Grupo LEGO.
A propósito das ativações da Superpower Studios, Sarah Andelman comentou: «Quando vemos o mundo da perspetiva das crianças, sem amarras e cheia de imaginação, ele transforma-se num lugar repleto de criatividade, alegria e ligação. A criatividade floresce quando abraçamos a jovialidade como fonte de inspiração — é a faísca capaz de impelir a inovação, de tornar o comum fora do comum e reunir comunidades e visões diversas e únicas. E é disso que se ocupa a Superpower Studios.»
Brincar É o Teu Superpoder demonstra as possibilidades ilimitadas do LEGO System in Play. Todo o conteúdo de Brincar É o Teu Superpoder, incluindo uma apresentação da campanha, informações globais sobre a Superpower Studios e muito mais, estará disponível numa subpágina dedicada a Brincar É o Teu Superpoder em LEGO.com.
Para mais informações sobre Brincar É o Teu Superpoder, visite: LEGO.com/Play-Is-Your-Superpower.
Sarah Andelman
Depois dos estudos de História da Arte na École du Louvre, Sarah Andelman cofundou a Colette, em Paris, em 1997. Ao longo de mais de 20 anos, a loja conseguiu reconhecimento mundial pela sua criatividade e curadoria de vanguarda na interseção de estilo, design, arte e gastronomia. Depois de fechar a Colette, em 2017, Andelman lançou a JUST AN IDEA, uma empresa de consultoria e curadoria que estabelece pontes entre disciplinas, especializada em colaborações com marcas e experiências de retalho. Em 2021, criou a editora JUST AN IDEA BOOKS.
Sobre o estudo:
- Encomendado pelo Grupo LEGO, realizado pela Edelman DXI
- 36 países, incluindo Austrália + Nova Zelândia, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, China continental, República Checa, Dinamarca, França, Alemanha, Grécia, RAE de Hong Kong, Hungria, Índia, Indonésia, Itália, Japão, Quénia, México, Países Baixos, Polónia, Portugal, Roménia, Singapura, Eslováquia, África do Sul, Coreia do Sul, Espanha, Suíça, Suécia, Arábia Saudita, Região de Taiwan, Türkiye, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e EUA.
- Amostra total: 61 532, incluindo 36 000 pais (aprox. 1000 por mercado) e 25 532 crianças entre os 5 e os 12 anos (aprox. 700 por mercado).
- Trabalho de campo: 13.12.2023-24.01.2024.
- * Quando as famílias brincam juntas, são mais felizes. A brincadeira é também considerada fundamental para o desenvolvimento das crianças: as famílias que brincam juntas atribuem uma avaliação mais positiva à sua própria felicidade e à dos seus filhos do que as famílias que não brincam juntas. 96% das crianças dizem que a brincadeira é importante para o seu bem-estar. 98% dos pais dizem ainda que a brincadeira pode ajudar a desenvolver uma mentalidade de crescimento.