Depois do lançamento de Killzone Shadow Fall em 2013 com criticas mistas, a Guerrilla Games acabou por se dividir em duas equipas para conseguir desenvolver mais jogos num menor espaço de tempo.
Entretanto, em uma recente entrevista a Game Informer o diretor de Horizon: Zero Dawn, Mathijs de Jonge, revelou que uma das equipas do estúdio estava a trabalhar em um projeto que nunca foi anunciado e que teve inicio em 2014, mas foi “congelado” para que toda a equipa do estúdio tivesse o seu foco no desenvolvimento de Horizon.
A escolha dos dois projetos foi difícil e a lista consistia em 30 ideias que tinham sido sugeridas por vários membros do estúdio. Mas depois de ouviram o feedback de vários devs o estúdio decidiu que Horizon deveria ser o jogo a receber mais atenção.
De acordo com de Jonge, num determinado momento o estúdio tinha dois projetos em mãos e estavam a trabalhar nesses dois projetos à cerca de um ano, até que fizeram alguns testes com um publico externo da Sony, sendo que uma parte não estava envolvida diretamente com o projeto. Num determinado momento, os votos para decidir qual seria o projeto que continuaria a ser desenvolvido terminaram num empate, sendo escolhido Horizon: Zero Dawn.
Apesar da Guerrilla Games não revelar qual era o segundo projeto, até mesmo porque pode no futuro vir a ser explorado novamente, existe grandes hipóteses de ser um projeto relacionado à franquia Killzone.
Horizon Zero Dawn será lançado em março de 2017 em exclusivo para PlayStation 4. Abaixo podem ver um video com gameplay de 23 minutos: