Half-Life 3 já se tornou referência para algo que muitos esperam e nunca acontece, afinal muitos jogadores esperam por uma conclusão da história de Gordon Freeman.
Porém, em entrevista ao Arcade Attack, o ex-guionista da franquia, Marc Laidlaw, revelou que é improvável que Half-Life 3 concluísse a história de Freeman. De acordo com ele, se o jogo viesse a existir, os jogadores iriam ficar eternamente à espera dos próximos jogos.
Laidlaw diz que a intenção dele era que o episódio 3 fizesse apenas uma ponte entre a história do Half-Life 2, porém como o final dos jogos anteriores, com Gordon num espaço indeterminado, a aguardar pelo próximo jogo e assim por adiante, num ciclo sem fim.
Quando questionado se ele acredita que o jogo vá ser lançado algum dia, Laidlaw foi bem sincero: “Não sei”. Ao que tudo indica, ele realmente não faz ideia do estado atual do jogo, no entanto partilhou o que tinha em mente quando ainda fazia parte da equipa.
Ele revelou que tinha ideias próprias para Half-Life 3 e a equipa deveria levar a franquia até um ponto onde ele pudesse afastar-se e deixar para uma nova geração de produtores. Laidlaw acreditava num reinício entre Half-Life 2 e Half-Life 3 que fosse dramático como a mudança entre o primeiro e o segundo jogo. Porém ele não tem conhecimento se alguém tinha esse mesmo objetivo, mas era importante para ele dar essa liberdade extrema para quem quer que fosse herdar a franquia, mas ainda assim com pontas soltas bem amarradas para a sua própria satisfação.
Ou seja, basicamente se o jogo fosse lançado nesses moldes, os fãs apenas estariam a trocar a espera de Half-Life 3 por mais um longo período de espera por uma sequela e assim por adiante, eternamente.