
O desenvolvimento de Half-Life 3 (codinome “HLX“) continua em ritmo acelerado, com novas informações a revelar avanços significativos no estado do projeto. Segundo leaks recentes e fontes como Tyler McVicker, a Valve está agora focada em otimização, melhorias na jogabilidade, mecânicas de veículos, partículas, inteligência artificial de inimigos e tempos de carregamento. O jogo está numa fase avançada, com várias funções já testadas e refinadas, incluindo novos sistemas que lidam com líquidos, física, destruição de partes dos inimigos e adaptação do comportamento dos NPCs.
A equipa tem utilizado a ferramenta Perforce para controlar novas versões do jogo, sugerindo que Half-Life 3 poderá estar bloqueado e sujeito apenas a polimentos finais, outro indício de que uma revelação oficial pode estar próxima. Os leaks apontam para a existência de playtests internos e uma grande preocupação com o desempenho, tornando o jogo cada vez mais eficiente em termos técnicos e cada vez mais pronto para lançamento.
Além da otimização, destaca-se a introdução de sistemas inovadores inspirados em outros jogos da Valve, como o AI Director de Left 4 Dead, que promete aumentar a imprevisibilidade e o dinamismo dos inimigos e objetos pelo mundo. A possibilidade de um anúncio oficial já este ano ou em 2026 é cada vez mais discutida entre insiders.
Fonte: TweakTown