Half-Life 3 poderá nunca vir a ser lançado

O ano de 2017 marca os dez anos desde o lançamento do ultimo Half-Life e desde então os fãs aguardam com grande ansiedade pela sua sequela, o lendário Half-Life 3.

Mas ao que tudo indica a situação parece não ser das melhores para isso acontecer. Em entrevista à Game Informer, uma fonte interna da Valve, que preferiu se manter anónima, revelou alguns segredos do desenvolvimento do jogo, afirmando que o jogo não existe e provavelmente nunca será feito.

O jornalista Andrew Reiner, responsável pela entrevista, afirmou que tem grande confiança na fonte, mas que mesmo assim é melhor considerar as informações com alguma cautela até que um anúncio oficial seja feito.

No inicio da entrevista, a fonte afirma que Half-Life 3 não existe e que na verdade ele nunca foi mencionado, sendo que o mais próximo que a Valve chegou disso foi quando falaram que Half-Life 2 teria três episódios. Infelizmente para os fãs teve apenas dois, isso sem duvida alguma foi uma promessa que não foi cumprida.

A fonte explica que menciona isso por às vezes ser frustrante para as pessoas simplesmente assumirem que algo está preparado para o futuro, e com isso uma fantasia começa a tornar-se real na mente das pessoas, mesmo que elas tenham uma forma completamente diferente no lado dos produtores.

Além disso afirmou que toda a vez que um projeto ligado a Half-Life ganha peso e entra em colapso, fica mais difícil para começar o próximo, porque o mercado muda muito e há muitos projetos e coisas para se fazer e isso fica cada vez mais difícil.

Questionada sobre a possibilidade do projeto ser desenvolvido por outro estúdio, a fonte disse que dar o projeto para uma produtora Third Party provavelmente não é a melhor maneira de fazer uma sequela. O jogo não teria a alma que precisaria ter, até mesmo pessoas dentro da própria Valve estão diferentes, então até mesmo dentro do estúdio não existe essa produtora ideal.

Todos dentro da Valve querem evitar fazer algo parecido com o que o George Lucas fez, ao lançar algo como Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma, mas até nesse sentido não há garantias, pois é muito tentador, mas a realidade é que as expectativas são altas e se não foram atingidas, as pessoas ficarão desapontadas e é isso que será lembrado no futuro e não os sucessos.

A Game Informer para finalizar comentou que a Valve continuará a ser questionada sobre o jogo pelos fãs “famintos”. A fonte respondeu que é justamente por isso que ninguém fala sobre isso, porque toda vez que algo é mencionado a fome retorna, e é por isso que ignoram, esperando que a dor acabe por desaparecer com o tempo.

A entrevista completa pode ser lida no site oficial, onde a fonte também falou sobre os métodos de desenvolvimento da Valve e outros detalhes internos da empresa que ajudam a justificar os motivos de Half-Life 3 nunca ter sido lançado e provavelmente nunca ser.