Desde o seu anúncio oficial em maio de 2017, o reboot da franquia Hellboy nos cinemas foi recebido tanto pela crítica quanto pelos fãs com opiniões mistas, já que a grande maioria lamentava a ausência de Guillermo del Toro e Ron Perlman envolvidos no filme, porém, davam um voto de confiança pela classificação e promete de fidelidade as BDs.
Porém, após apenas cinco semanas de exibição nos cinemas norte-americanos, a Lionsgate decidiu retirar o filme de exibição, devido aos números estarem muito abaixo da expetativa.
De acordo com o Box Office Mojo, o reboot arrecadou pouco mais de 21 milhões de dólares nas cinco semanas de exibição no mercado norte-americano, a ficar muito longe da expetativa inicial do estúdio que era arrecadar cerca de 70 milhões de dólares. A própria semana de abertura já dava indícios preocupantes, já que no seu primeiro final de semana o filme havia arrecadado apenas 12 milhões de dólares.
O filme que custou cerca de 50 milhões de dólares a ser produzido (sem incluir marketing), também não teve números muito positivos no mercado internacional a arrecadar pouco mais de 18 milhões de dólares. As críticas ao filme, também não foram favoráveis, com muitos sites especializados a compararem de maneira negativa o filme com as produções de Del Toro, além de deixarem, criticas pesadas ao excesso de sangue e inconsistência na história.
A nível de comparação, o primeiro Hellboy que fez a sua estreia em 2004 custou cerca de 66 milhões de dólares e conseguiu arrecadar no total cerca de 99 milhões de dólares, sendo que 59 milhões apenas no mercado norte-americano. Já Hellboy II: The Golden Army que chegou aos cinemas em julho de 2008 custou 85 milhões de dólares e arrecadou no total 160 milhões, sendo que 75 milhões apenas no mercado norte-americano.
Até o momento que está noticia foi escrita, o filme possui 16% de aprovação no Rotten Tomatoes por parte da crítica especializada, e 59% por parte do público, com mais de 2 mil avaliações e uma média de 3.3/5.
Ainda é cedo para tirar conclusões sobre o futuro, mas isso poderá mesmo significar que a Lionsgate precisará repensar a sua estratégia de produção, já que claramente o estúdio tinha intenções de utilizar esse reboot como o início de uma nova franquia.
Hellboy chegou aos cinemas portugueses no dia 11 de abril de 2019.