Um pouco antes de Kojima deixar a Konami, sabia-se que estava a trabalhar num, entretanto cancelado, novo título da franquia Silent Hill, tendo sido lançada uma demo desse projeto, P.T., que deixou toda a comunidade de videojogos admirada com o potencial da mesma.
Numa entrevista, Kojima referiu que não tem interesse algum em fazer outro jogo de terror, afirmando o seguinte:
“Eu assusto-me facilmente, tal como Steven Spielberg e Alfred Hitchcock. E talvez seja por nos assustarmos com facilidade que conseguimos transmitir algo que seja derradeiramente assustador para os nossos fãs.
Mas esse processo necessita que estejamos a imaginar constantemente situações terroríficas, que nos fornecem maus sonhos. É por este motivo que não quero criar um jogo de terror.”
Tal como Kojima referiu, ele assusta-se facilmente, mas tem uma habilidade inata para o género de terror, decidindo partilhar com os fãs o que ele acha que é um “susto decente”.
“Acho que o método mais eficaz para assustar alguém é mostrar algo que não se encaixa à primeira vista, sendo fora do normal na situação presente sem dar a entender o que está escondido. Este método confunde a mente e provoca nervos à pessoa que o vê.
Outro método é utilizar o “desconhecido”. Quando não existe qualquer informação disponível sobre alguma coisa, essa torna-se assustadora. Um bom exemplo disso é bungee jump, à primeira vez é assustador, depois já é normal. Algo do qual não temos nenhuma ideia anterior é a coisa mais assustadora de sempre.
Um bom exemplo disso é o filme original Alien. Hoje em dia toda a gente já conhece o “guião” de H.R. Giger para os filmes e como vai acontecer, o que tira o fator “desconhecido” e deixa de ser assustador. No entanto, no primeiro filme ninguém sabia nada disso, apenas se via cortes e peças no chão, não se sabendo do que se tratava até ao fim do filme, que revelava uma pessoa vestida com um fato.”
Assim, o próximo título de Hideo Kojima é um exclusivo para a PlayStation 4, Death Stranding, e não é provável que o famoso produtor japonês vá trabalhar num jogo de Terror nos próximos tempos.