As artes de pesca, incluindo redes, linhas e armadilhas, constituem mais de 85% do lixo de plástico encontrado no fundo do mar[1] e estima-se que sejam lançadas, anualmente, mais de 640 mil toneladas métricas de redes fantasma aos oceanos[2]. Ciente desta problemática, a Huawei reforça o seu compromisso com a sustentabilidade e trabalha ativamente para reduzir a poluição oceânica, através da reciclagem de nylon, com a criação da nova bracelete de material compósito do Huawei Watch 4 Pro Terra.
Esta nova variante do Huawei Watch 4 Pro apresenta uma caixa de titânio azul, de qualidade aeroespacial, e utiliza entre cinco a dez gramas de nylon reciclado da mesma cor na bracelete.
Porquê nylon reciclável?
A maior parte das artes de pesca moderna é feita de nylon, um material que, embora resistente e duradouro para as atividades piscatórias, pode demorar centenas de anos a decompor-se naturalmente. O nylon descartado tem um impacto significativo na vida marinha, tornando-se uma armadilha na qual os animais se enredam. Com o tempo, este material degrada-se em fibras finas que são ingeridas pelos animais, bloqueando as vias respiratórias. Desta forma, a reciclagem apresenta-se como uma solução para atenuar os impactos ambientais das redes fantasma nos oceanos.