” O que farias se os teus medos fossem hackeados e usados contra ti? ”
Para quem ainda não ouviu falar de >Observer_ (ou simplesmente Observer), trata-se de um jogo cyberpunk de terror na primeira pessoa que está a ser desenvolvido pelo estúdio polaco indie Bloober Team, o mesmo estúdio que nos trouxe em 2016 o jogo de terror psicológico Layers of Fear (com recurso ao Unity 5).
Observer transporta-nos para o ano 2084 na Polónia, anos depois de esta ter sido devastada por uma “praga digital” chamada de “nanophage” que matou milhares de pessoas (melhoradas ciberneticamente) levando assim a região (ou o mundo, não se sabe ao certo) para uma grande guerra, “The Great Decimation“.
O jogador assume o papel de Dan, um detective cracoviano de uma Unidade Especial da Policia financiada pelas megacorporações chamada por Observador, encarregada de hackear e invadir as memórias e medos das pessoas.
Equipado com visão melhorada (biométrica e electromagnética), Dan será capaz de analisar e destacar certos objectos ao seu redor (como por exemplo analisar um salpico de sangue e descobrir o tipo de sangue ou fazer scanner a um cartão de identidade para saber o perfil completo da pessoa), algo que num cérebro hackeado está sujeito a mudança repentina.
Imagem: visão biométrica
Imagem: visão electromagnética
O jogo está a ser desenvolvido com recurso ao Unreal Engine 4 e terá a particularidade de durante as sequências de hacking os níveis deste estarão em constante mudança apresentando um efeito de fuzziness / lossy compression.
O jogo foi revelado na PC Gaming Show durante a E3 2016 e será lançado no 2º ou 3º trimestre de 2017.
observer_ Teaser trailer
observer_ E3 2016 gameplay trailer
observer_ early demo
website: www.blooberteam.com