Inúmeros jogos utilizaram e continuam a utilizar a cruz vermelha com um fundo branco para simbolizar um kit médico ou algum item para recuperar vida, mas essa prática não é legal. Os desenvolvedores do jogo indie Prison Architect foram notificados pela Cruz Vermelha britânica e tiveram de remover o símbolo.
De acordo com as informações partilhadas, o símbolo da Cruz Vermelha não é de domínio publico. Na verdade, a imagem pertence à Organização Internacional da Cruz Vermelha e a organização enviou um email ao estúdio Introversion Software.
No email é possível ler que quando o símbolo da Cruz Vermelha é utilizado em jogos, filmes ou séries, este perde um pouco do seu significado na vida real. O símbolo não é um sinal para cuidados de saúde, primeiros socorros, enfermagem ou profissão médica e além disso, o símbolo é destinado a fins comerciais, tais como campanhas publicitárias ou produtos.
Os desenvolvedores retiraram o símbolo do jogo, mas é notável que essa notificação da Cruz Vermelha é inconsistente, já que inúmeros jogos, filmes e séries utilizam com muito frequência o símbolo.
Jogos como Halo e Doom atualizaram o símbolo e retiraram a cruz vermelha. Halo atualmente utiliza um “H” enquanto que Doom passou a utilizar uma pílula.
A utilização do símbolo da Cruz Vermelha sem a autorização da mesma quebra a Convenção de Genebra e é uma violação das leis de marca do Reino Unido, país onde a Introversion Software, desenvolvedora de Prison Architect, está situada.