Jorge Palma lança hoje novo vídeo para ‘Portugal, Portugal’ que fará parte do álbum ao vivo ‘70 Voltas ao Sol’

Foi em Setembro de 2020 que Jorge Palma subiu ao palco do Castelo de São Jorge, no âmbito do programa Lisboa na Rua da CML e EGEAC, para este concerto que vê agora a sua edição também em CD e Vinil com data marcada para 19 de Novembro.

Na mesma altura Jorge Palma voltará a palco, com este mesmo espectáculo, desta feita no CCB, a 20 de Novembro e Casa Da Musica, a 24 de Novembro. Uma excelente oportunidade para quem não conseguiu estar no concerto do Castelo de São Jorge, no passado ano.

O espectáculo “Jorge Palma – 70 Voltas ao Sol” nasceu com o intuito de celebrar em palco o seu 70.º aniversário. Uma comemoração musical criada a partir de, e para a obra de um dos maiores compositores e intérpretes de sempre do panorama musical português.

Na concepção musical deste espectáculo que reúne em palco Jorge Palma e uma orquestra de câmara constituída por 14 elementos, trabalharam Filipe Melo e Filipe Raposo, pianistas e compositores, que ficaram responsáveis por produzir os arranjos para alguns dos temas marcantes da carreira do artista. O trabalho de direcção e de selecção dos músicos que constituem o ensemble ficou a cargo do Maestro Cesário Costa.

A formação clássica de Jorge Palma – atestada no curso superior de Piano do Conservatório de Lisboa -, assim como a forte influência de outros estilos como o rock, ragtime, blues ou bluegrass, reflecte-se nas suas composições e está presente em todo o seu percurso. Ao longo da sua carreira trabalhou diversas vezes como arranjador e orquestrador, destacando-se nesta área o trabalho feito com nomes como Amália Rodrigues, pelo que neste contexto estará num ambiente que lhe é bem familiar.

A estreia deste concerto teve lugar no emblemático Castelo de S. Jorge, tendo culminado com a atribuição a Jorge Palma, da Medalha de Mérito Cultural da cidade de Lisboa. Em Novembro passado Jorge Palma foi ainda agraciado pelo Presidente da República com a Ordem do Infante Dom Henrique.

Um ano depois, o espectáculo filmado e já transmitido pela RTP, vê agora a sua edição em CD e em Vinil só não disponibilizada antes devido a todos os constrangimentos causados pela pandemia.