Na concepção musical deste espectáculo que reúne em palco Jorge Palma e uma orquestra de câmara constituída por 14 elementos, trabalharam Filipe Melo e Filipe Raposo, pianistas e compositores, que ficaram responsáveis por produzir os arranjos para alguns dos temas marcantes da carreira do artista. O trabalho de direcção e de selecção dos músicos que constituem o ensemble ficou a cargo do Maestro Cesário Costa.
A formação clássica de Jorge Palma – atestada no curso superior de Piano do Conservatório de Lisboa -, assim como a forte influência de outros estilos como o rock, ragtime, blues ou bluegrass, reflecte-se nas suas composições e está presente em todo o seu percurso. Ao longo da sua carreira trabalhou diversas vezes como arranjador e orquestrador, destacando-se nesta área o trabalho feito com nomes como Amália Rodrigues, pelo que neste contexto estará num ambiente que lhe é bem familiar.
A estreia deste concerto teve lugar no emblemático Castelo de S. Jorge, tendo culminado com a atribuição a Jorge Palma, da Medalha de Mérito Cultural da cidade de Lisboa. Em Novembro do passado ano Jorge Palma foi ainda agraciado pelo Presidente da República com a Ordem do Infante Dom Henrique.
Um ano depois, o espectáculo que foi filmado e já televisionado pela RTP, vê agora a sua edição em CD e em Vinil só não disponibilizada antes devido a todos os constrangimentos causados pela pandemia.
|