Novo jogo de piratas? Ahoy!
Hoje vamos dar uma pequena olhada aos sete mares, com uma antevisão de King of Seas, que tivemos oportunidade de experimentar por alguns dias antes do lançamento marcado para o início do próximo ano.
Saltei para o jogo sem grande noção do que me esperaria, tendo apenas visto um trailer e a sinopse. King of Seas trata-se de um jogo de ação com elementos RPG e mapas gerados proceduralmente, com uma forte componente narrativa e jogabilidade com câmara “top-down”, onde controlamos um navio pelos mares.
A narrativa acompanha um protagonista, que pode ser masculino ou feminino, no seu caminho de descoberta do mundo dos piratas, depois de misteriosos eventos que o viram em apuros e no exílio. Do que vimos, há um bom trabalho de construção de personagens, que têm personalidades peculiares, com especial ênfase nos grandes piratas deste mundo.
Dum ponto de vista técnico, não há nada que salte à vista, ainda que seja um jogo competente no que apresenta, muito pela parte artística. De salientar o sistema atmosférico que influencia a jogabilidade, que nos obriga por exemplo a ter em atenção ao sentido do vento.
A jogabilidade apresentada pela 3DClouds foca-se no combate e exploração no navio, que é apresentado numa câmara vista de cima. As batalhas conseguem ser desafiantes e interessantes, ainda que caiam um pouco na repetição, sendo que é possível “apimentar” a ação com upgrades e adaptando ao nosso prazer.
A exploração do mapa permite encontrar ilhas e itens colecionáveis, desde o típico rum e madeiras, até peixes e baús. Estes itens são úteis quando começamos a usar o sistema de mercado e trocar com os postos espalhados por este mundo.
No seu todo, esta versão “preview” de King of Seas deixou um pouco a desejar, ainda que se mostre polida e sem problemas aparentes, falta algum refinamento na jogabilidade e o mapa por vezes parece demasiado vazio. A parte mais interessante é sem dúvida a narrativa, que parece bem trabalhada e é apresentada duma forma interessante.
Para terminar, mencionar que experimentar uma versão para PC, no Steam, mas o jogo também está apontado a todas as consolas do mercado. Parece-me um título capaz de brilhar mais no PC e na Switch, mas fico curioso para saber como foram as adaptações dos controlos para Xbox e PlayStation.
King of Seas tem lançamento marcado para o início de 2021, no PC, PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch.