Kirby’s Dream Buffet – Análise

O lançamento de um novo jogo Kirby é sempre motivo de algum entusiasmo. Com títulos geralmente bem sólidos e sempre divertidos – como é o standard Nintendo – a série Kirby é sempre algo que desperta a atenção. Kirby’s Dream Buffet não foi exceção mas o resultado final ficou aquém das expectativas.

Na sua essência, não temos aqui uma aventura clássica de Kirby mas sim um party game (daqueles que a Nintendo adora) com o foco em Kirby. Não sendo a maior fã de party games, devo destacar que desta feita a Nintendo até adequou bastante o preço a um jogo mais simplista do género, uma vez que certamente nunca será um best seller como qualquer outro jogo da franquia.
Kirby’s Dream Buffet assenta numa premissa simplicíssima – a vossa tarefa é comer, comer, comer (até se lambuzarem!) e quem no final pesar mais na balança, ganha. Vários Kirbys vão enfrentar-se numa pista cheia de guloseimas, onde o objetivo é comerem toda os morangos que conseguirem mas também chegar ao fim o mas depressa possível. Se conseguirem comer o mais possível, vão-se tornando cada vez maiores, o que vos vai permitir que rebolem mais rapidamente mas com menos controlo. E falta de controlo é sem dúvida a palavra do dia, porque é estupidamente difícil controlar o nosso Kirby nesta corrida de doidos. Não, acreditem que não me estou a queixar! A dificuldade de controlo joga a favor do jogo, tornando a partida ainda mais caótica quando estamos a competir com outras pessoas e tornando a experiência de jogar em comunidade ainda mais divertida.

Sejam os mais rápidos a comer e a crescer!

Não só podem atirar com o vosso grande tamanho de encontro aos outros jogadores, para os conseguirem empurrar para fora da pista, mas têm também acesso a alguns consumíveis, bem ao estilo de Mario Kart. Em todas as pistas, têm em pontos estratégicos caixotes que podem partir com o vosso Kirby e que contêm habilidades que vos vão permitir dar cabo dos vossos oponentes, quer seja através de ataques ou boosts à vossa personagem.

O jogo permite-vos jogar em Battle Mode, Online Mode ou Local Play – sendo que qualquer uma destas modalidades se divide nos mesmos modos de jogo. Em modo local, podem jogar em split screen mas apenas para dois jogadores – partilhando os comandos da Switch – obrigando a terem mais consolas/cópias do jogo caso queiram ter até quatro jogadores em simultâneo.
Quanto aos modos de jogo, temos o Gourmet Grand Prix, corridas, minijogos e battle Royales – bem como um modo em que podem simplesmente praticar os vossos movimentos. Essencialmente, o Gourmet Grand Prix é onde está o sumo do jogo, uma vez que combina todos os outros modos de jogo numa grande competição, para definir quem é o maior Kirby de todos, literalmente.

No final de cada partida, todos os jogadores são colocados numa balança onde a contagem final será feita, recebendo ainda alguns bónus mediante alguns critérios específicos. Vão ainda ganhando pontos de XP, que vos vão permitir desbloquear variados itens, como diferentes roupas para o Kirby e até músicas para as vossas corridas.
A variedade é grande q.b., com várias pistas e várias possibilidades de desfrutar o jogo, quer seja online ou localmente com amigos. Ainda assim, a jogabilidade é consideravelmente limitada, mesmo tendo em conta que este é um party game e tudo o que isso implica.

A nível estético, o jogo é absolutamente impecável, com tudo o que é alusão a guloseimas e outras delícias gastronómicas a permear todo o jogo, desde os menus às próprias corridas. A performance também é bastante aceitável, sem quebras de frames, principalmente considerando que está sempre bastante a acontecer no ecrã. Infelizmente, não tivemos a oportunidade de testar a componente online.

Kirby’s Dream Buffet é daqueles jogos que ninguém esperava e que certamente não fará as delícias de toda a gente mas que também se apresenta com um valor bem acessível, para quem o quiser experimentar. É um jogo fofo, engraçado mas que não vai tão além daquilo que gostaríamos, prendendo-se a lugares comuns do género ao mesmo tempo que se limita na componente da jogabilidade local.

Opinião Final:

Uma aposta colorida e engraçada, Kirby’s Dream Buffet é o mais recente título da Nintendo do género de party games, um jogo simples e despido com uma estética adorável, mas que acaba por ter muito pouco com que apelar aos fãs do franchise.


Do que gostamos:

  • Conceito estético e de jogo engraçado;
  • Várias formas de desfrutar do jogo com amigos;
  • Preço bem adequado ao tipo de jogo e conteúdo.

Do que não gostamos:

  • O modo local é limitativo no que toca ao número de jogadores, obrigando a mais consolas e cópias do jogo;
  • Jogo demasiado simples.

Nota: 7/10

Análise efetuada com um código Nintendo Switch cedido gentilmente pela distribuidora.