Koji Igarashi, conhecido pela franquia Castlevania, que foi buscar muitas inspirações a Metroid, se não fosse o próprio género baptizado com o nome das duas franquias, “Metroidvania”, deu uma entrevista ao Gixel, onde revelou que gostaria de trabalhar na série da Nintendo.
De acordo com ele, seria uma honra caso fosse convidado pela Nintendo a desenvolver um novo jogo da franquia Metroid.
Quando questionado sobre o motivo para tal nunca ter acontecido, Igarashi disse que a Nintendo é muito cuidadosa na hora de proteger as suas franquias e fazer mudanças nos seus jogos, e na época em que ele estava a dar provas de que conseguia trabalhar em vários jogos e todos eles com sucesso, a Nintendo estava a mudar para Metroid Prime e com um grande sucesso na transição de 2D para 3D. Sendo assim, ele acredita que, a partir daquele momento, a empresa decidiu que a franquia de jogos seria em 3D e esse estilo não se encaixava naquilo que ele queria.
Coincidência ou não, assim como Metroid, o seu novo projeto Bloodstained: Ritual of the Night também possui uma protagonista do sexo feminino e, de acordo com ele, a decisão teve dois motivos principais: o primeiro é o próprio facto do mercado não ter muitos jogos onde mulheres sejam protagonistas e que isso poderia acabar por chamar mais à atenção do público para o financiamento no Kickstarter. Igarashi reconhece que isso pode ter sido desonesto e perspicaz da sua parte, mas no fim, todo o desenvolvedor precisa de se fazer ouvir quando está a criar uma franquia original e essa escolha acabou por o ajudar; o segundo uma questão de criação, pois na opinião dele personagens masculinos normalmente são muito “secos e diretos”, têm pouco desenvolvimento e são muito óbvios. Enquanto isso, protagonistas feminina naturalmente garantem uma progressão natural.
Infelizmente para aqueles que estão ansiosos pelo jogo, este possui previsão de lançamento apenas para o primeiro trimestre de 2018, para PC, PlayStation 4, PlayStation Vita, Nintendo Wii U e Xbox One.