LEGO Fortnite já está disponível — um novo jogo de sobrevivência dentro de Fortnite. Esta é a primeira experiência de jogo resultante da parceria a longo prazo entre a Epic Games e o Grupo LEGO para desenvolver ambientes digitais divertidos e seguros para crianças e famílias.
No âmbito de LEGO Fortnite, os jogadores podem explorar vastos mundos abertos em que a magia da construção LEGO e de Fortnite entram em contacto. É possível o seguinte:
· Jogar com algumas das suas personagens preferidas de Fortnite, como Brite Bomber, Cuddle Team Leader e Raven — mas sob a forma de LEGO.
· Recolher alimentos e recursos, criar itens e combater inimigos sozinho ou com amigos.
· Construir abrigo para defesa e personalizar a sua base definitiva e, em seguida, recrutar aldeões para juntar materiais e ajudá-los a sobreviver durante a noite.
· Preparar-se e descer por cavernas profundas em busca de recursos raros, áreas escondidas e inimigos.
A aventura de LEGO Fortnite está apenas a começar, com novas construções de mundos, recursos de jogabilidade e mais LEGO Style Outfits, que chegarão em atualizações do início de 2024 em diante. Fortnite está disponível para jogar gratuitamente na PlayStation®4, PlayStation®5, Xbox One, Xbox Series X|S, Nintendo Switch™, PC na Epic Games Store e serviços de streaming de videojogos na cloud.
LEGO Fortnite é classificado como E10+ pela ESRB (Entertainment Software Rating Board, entidade responsável pela classificação etária). Todas as experiências no Fortnite, incluindo LEGO Fortnite, fazem uso da supervisão parental e das funções de segurança da Epic Games.
LEGO Fortnite é construído no âmbito de Fortnite e sustentado na Unreal Engine 5, que aproveita recursos como a física do Caos e a destruição, para dar aos jogadores a capacidade de dispor, ligar e separar tijolos tal qual aconteceria no mundo real.
O jogo utiliza a World Partition para transmitir todos os 95 km2 de espaço jogável (ou seja, 19 vezes o tamanho da Battle Royale Island de Fortnite!) e usa a estrutura de Procedural Content Generation (PCG) para, dinamicamente, criar ambientes pormenorizados.
Como parte do lançamento de LEGO Fortnite, quatro Supply Llamas gigantes em forma de tijolos LEGO surgiram em Nova Iorque, Londres, Tóquio e Sydney — cada um com 12 m de altura e composto de 234 623 peças LEGO, que pesam 1019 kg, e foram construídos ao longo de mais de 850 horas. Os fãs que visitarem os Llamas durante o fim de semana de lançamento podem participar em divertidas atividades de construção em família.
O Grupo LEGO já recorre à Unreal Engine em todo o seu extenso portefólio de experiências de jogo e conteúdo, em que se incluem LEGO DREAMZzz™ e LEGO NINJAGO™. As duas empresas fazem ainda uso da Unreal Engine na construção de reproduções digitais para milhares de elementos físicos LEGO, e estão a trabalhar para os tornar disponíveis para os criadores em todo o ecossistema de Fortnite, nas ferramentas criativas de UEFN e Fortnite em 2024, para que se possam unir, como nunca, os mundos do jogo físico e do digital.
O Grupo LEGO e a Epic Games vão anunciar outros jogos temáticos LEGO dentro de Fortnite já no início do próximo ano.
Niels B. Christiansen, CEO do Grupo LEGO, declarou: « A nossa parceria com a Epic Games está focada no desenvolvimento de experiências de jogo digitais projetadas para serem divertidas e seguras e capazes de unir os mundos do jogo físico e do digital, para inspirar as crianças. Juntamente com a Epic Games, estamos, desde o início, a construir mundos digitais desenhados com as crianças em mente — esperamos que outros criadores e marcas se sintam inspirados a fazer o mesmo.»
Tim Sweeney, CEO e fundador da Epic Games, afirmou: «LEGO Fortnite oferece aos jogadores uma nova maneira de se expressarem na construção de mundos e é um passo importante na evolução do ecossistema de Fortnite. Tencionamos continuar a parceria com o Grupo LEGO para construir ambientes de jogo digital imersivos que sejam divertidos para crianças e todo o tipo de jogadores.»