A Fórmula 1® e a Lenovo apresentam a conclusão de um teste bem-sucedido do portátil ThinkPad X9 Aura Edition, com tecnologia de IA, no Event Technical Centre (ETC), demonstrando as possibilidades que a nova era da computação inteligente pode proporcionar às operações do desporto motorizado.
No contexto da parceria plurianual em curso, que visa potenciar a inovação e desempenho, a F1 testou o PC com IA da Lenovo on-site, no ETC, durante o FORMULA 1 HEINEKEN CHINESE GRAND PRIX 2025, apoiando o processamento de dados da corrida e a eficiência operacional. O teste marcou um momento pioneiro para a computação edge com IA no desporto mais rico em dados do mundo.
Roberto Dalla, Chief Technical and Engineering Officer da Fórmula 1, afirmou: “O Lenovo ThinkPad X9 Aura Edition representa um avanço significativo na tecnologia inteligente, integrando perfeitamente funcionalidades avançadas como Smart Modes, Smart Share e Smart Care para melhorar a experiência do utilizador e a produtividade, que tivemos oportunidade de testar durante o FORMULA 1 HEINEKEN CHINESE GRAND PRIX 2025.”
Com a plataforma Intel Lunar Lake e funcionalidades Copilot+, este dispositivo com IA foi concebido para alto desempenho e eficiência energética – qualidades que estão alinhadas com o nosso ambicioso objetivo de alcançar zero emissões líquidas de carbono até ao final da década.
No mundo da Fórmula 1, onde cada segundo conta, inovações como estas permitem às nossas equipas processar dados mais rapidamente, colaborar de forma mais fluida, comunicar com mais eficácia e manter o foco na criação da nossa premiada transmissão internacional para os fãs em todo o mundo.”
“Foi entusiasmante ver o nosso inovador PC com IA ser testado num dos ambientes de maior pressão – durante um fim de semana de Sprint da F1”, comentou a propósito Dr. Tolga Kurtoglu, Chief Technology Officer da Lenovo.
“Através da nossa parceria com a Fórmula 1 conseguimos ultrapassar os limites da inovação tecnológica no desporto motorizado, não apenas para apoiar as operações de corrida, mas também para criar experiências inesquecíveis para os fãs em todo o mundo. Este teste recente destaca o potencial do hardware com IA para agilizar a criação de conteúdos, acelerar o storytelling e ajudar os fãs a sentirem-se mais próximos da ação em tempo real.”
O Event Technical Centre (ETC) da F1 é um centro tecnológico temporário e portátil que é instalado no local em cada evento de corrida. Serve como ponto central para aquisição de dados e transmissões que são depois enviados para o Media & Technology Centre (M&TC), no Reino Unido, o coração das operações de transmissão da F1. O ETC foi concebido para ser compacto, eficiente e fiável, garantindo serviços críticos ininterruptos como o sistema de cronometragem e a telemetria.
Os produtos da Lenovo, desde portáteis e tablets até workstations, monitores, servidores e smartphones Motorola, estão profundamente integrados no ETC, oferecendo soluções avançadas que permitem à equipa da F1 monitorizar operações cruciais da corrida. As novas funcionalidades presentes no portátil ThinkPad X9 Aura Edition poderão permitir à F1 simplificar as comunicações, melhorar a colaboração remota, possibilitar a partilha de conteúdos de forma fluida entre dispositivos e acelerar o processamento de dados para fornecer insights mais rápidos e decisões estratégicas mais inteligentes. Com características como autonomia da bateria para todo o dia e durabilidade de nível militar, o PC com IA da Lenovo tem o potencial de ajudar a alcançar um desempenho mais rápido, maior mobilidade e operações mais duradouras, o que resulta, em última análise, numa experiência mais rica e imersiva para os fãs em todo o mundo.
Além disso, este teste demonstra que, além de serem mais eficientes em termos energéticos, os PCs de alto desempenho da Lenovo podem ajudar a Fórmula 1 a reduzir a sua pegada de hardware necessária em cada corrida. Ao recorrer a dispositivos mais capazes, reduz-se a necessidade de transportar grandes quantidades de equipamento de corrida para corrida, diminuindo o consumo energético, as emissões de transporte e a necessidade de ar condicionado no local. Trata-se de mais uma forma de as duas marcas colaborarem numa abordagem mais inteligente e sustentável.
Com base no sucesso do teste inicial em Xangai, a Fórmula 1 e a Lenovo continuarão a explorar oportunidades para testar PCs com IA e outras tecnologias de ponta ao longo da temporada de 2025. Embora o desempenho em pista continue a ser fundamental, a ambição mais ampla da parceria é elevar continuamente as operações de transmissão e melhorar a experiência de visualização dos fãs, aproximando-os ainda mais do coração da ação.