A Lenovo apresentou hoje os Lenovo Serviços de Recondicionamento Certificados, uma nova adição ao seu portfólio de soluções de sustentabilidade e ciclo de vida de TI, disponível na região EMEA. O serviço permite que as organizações renovem os seus dispositivos Lenovo existentes, prolongando a sua vida útil e possibilitando a sua redistribuição, gerando poupanças, maximizando orçamentos de TI e reduzindo o desperdício eletrónico.
A maioria das empresas ainda segue um modelo binário para o ciclo de vida e renovação dos seus dispositivos: prolongar a garantia ou comprar novo. Contudo, os Serviços de Recondicionamento Certificados da Lenovo introduzem uma poderosa terceira opção, ao renovar dispositivos Lenovo já existentes para serem reutilizados ou reaproveitados internamente, evitando retiradas prematuras, equilibrando programas de renovação de TI e ajudando a maximizar o investimento.
Com os orçamentos de TI sob pressão e os objetivos de sustentabilidade a ganhar prioridade nas agendas corporativas, as empresas por toda a Europa procuram formas mais inteligentes de prolongar o valor dos dispositivos, reduzindo ao mesmo tempo o impacto ambiental. Os novos Serviços de Recondicionamento Certificados da Lenovo respondem a essa necessidade, permitindo às organizações renovar e redistribuir dispositivos Lenovo existentes com qualidade certificada pelo fabricante, garantias renovadas e uma pegada de carbono inferior.
Agora disponível em 14 mercados europeus*, esta solução oferece uma opção poderosa de gestão do ciclo de vida de TI, preenchendo a lacuna entre a extensão de garantias e substituir totalmente o hardware. Ao restaurar dispositivos para reutilização interna, as empresas podem desbloquear o valor não explorado da sua tecnologia existente e evitar retiradas prematuras.
Antecipando a prevista Lei da Economia Circular da UE, a Lenovo também está a ajudar as organizações a alinhar as suas estratégias de renovação com os princípios da economia circular. Além disso, os Serviços de Recondicionamento Certificados apoiam o cumprimento de metas como o Pacto Ecológico Europeu, que visa reduzir as emissões em pelo menos 50% até 2030, e os requisitos da Diretiva de Relatórios de Sustentabilidade Corporativa, que obriga as empresas a divulgarem os indicadores ESG.[1]
“As organizações europeias procuram formas práticas de cumprir as metas de sustentabilidade sem abrandar a inovação ou aumentar custos”, afirmou Greg Smith, Executive Director and General Manager, EMEA Solutions and Services Group na Lenovo. “À medida que as exigências da UE obrigam as organizações a repensar as suas estratégias tecnológicas, os Serviços de Recondicionamento Certificados ajudam a reduzir a pegada de carbono das TI, otimizar recursos e cumprir objetivos de aquisição sustentável, enquanto constroem valor e resiliência a longo prazo.”
Maximizar Orçamentos de TI com Estratégias de Renovação Mais Inteligentes
Criados para aliviar as pressões sobre os orçamentos de TI, enquanto fornecem tecnologia de alto desempenho, os Serviços de Recondicionamento Certificados da Lenovo oferecem uma abordagem mais inteligente na gestão dos ciclos de renovação, renovando dispositivos totalmente funcionais e redistribuindo-os onde são mais necessários. Como parte deste processo, os dispositivos podem também ser facilmente atualizados com RAM adicional, permitindo às empresas melhorar o desempenho sem substituir hardware.
Esta abordagem ajuda as empresas a maximizar o retorno dos seus investimentos, reduzir o custo total de propriedade e aliviar a pressão de aquisição,
equilibrando dispositivos novos e renovados em toda a rede. As compras de novos equipamentos podem ser priorizadas para utilizadores de alto desempenho ou tecnologias emergentes, como PCs de IA, enquanto as unidades renovadas continuam a garantir um desempenho fiável nas funções diárias.
Ao mesmo tempo, esta flexibilidade permite que as organizações respondam rapidamente às necessidades de uma força de trabalho em mudança, melhorando o desempenho ou reconfigurando dispositivos sem adquirir novo hardware. Também possibilita a redistribuição de equipamentos usados após saídas de colaboradores, como dispositivos “como novos”, apoiados por uma limpeza profunda, renovação estética e eliminação de dados certificada. Isto significa que o dispositivo terá o aspeto, desempenho e suporte equivalentes a um novo.
O resultado é uma estratégia de TI mais económica, flexível e sustentável, que mantém as equipas produtivas e os orçamentos sob controlo.
Reduzir a pegada de carbono e promover a circulação dos dispositivos
Além da pressão para modernizar, as organizações precisam de cumprir os seus compromissos ESG com as próximas metas de sustentabilidade. Na região, o impulso regulatório está a acelerar a transição para práticas de TI circulares. Investigação da Lenovo mostra que 96% dos decisores de TI na EMEA consideram o impacto ambiental ao tomar decisões sobre o uso futuro de IA.[2]
“A Comissão Europeia estima que pode poupar até 231 milhões de toneladas de CO₂ por ano na indústria pesada através de melhor gestão de materiais e medidas de redução, reutilização e recuperação”, acrescentou James Pennington, Director of Global Sustainability Services na Lenovo. “Os Serviços de Recondicionamento Certificados da Lenovo apoiam estes objetivos ao reduzir o desperdício e aumentar a sustentabilidade, mantendo simultaneamente o desempenho e a produtividade no seu auge.” [4]
Qualidade OEM em que as equipas podem confiar
Os Serviços de Recondicionamento Certificados oferecem três níveis de serviço: uma atualização leve, substituição de peças menores, e reforma completa, tudo gerido através do Lenovo Service Connect Portal. Isto oferece às organizações total tranquilidade, com visibilidade e controlo completos do início ao fim. Os níveis de renovação pré-definidos dão também clareza quanto ao custo, âmbito e resultados esperados, ajudando as equipas de TI a tomar decisões rápidas e informadas.
Independentemente do nível escolhido, cada dispositivo Lenovo é renovado com componentes genuínos, testado para garantir confiança e devolvido com padrões profissionais para desempenho de nível empresarial, com total garantia OEM. Cada renovação inclui:
Eliminação de dados certificada (em conformidade com NIST SP 800-88)
Testes de funcionalidade abrangentes (35+ verificações de qualidade)
Substituição de bateria e componentes (consoante necessário)
Renovação estética e limpeza completa
Garantia renovada e responsabilidade integrada (garantia Lenovo de um ano para depósito e bateria selada, com opções de suporte Premier e upgrades de memória)
“A Lenovo passou mais de 35 anos a ultrapassar fronteiras de engenharia para oferecer tecnologia mais inteligente, mais sustentável e feita para durar”, afirmou John Stamer, Vice President and General Manager, GPS and Sustainability Services, Lenovo. “O nosso compromisso com a inovação responsável significa que 71% dos dispositivos que recolhemos são reutilizados ou renovados, prolongando a sua vida útil e reduzindo o impacto ambiental de novos equipamentos. Essa experiência é precisamente a razão pela qual sabemos que os nossos novos Serviços de Recondicionamento Certificado irão oferecer qualidade e fiabilidade excecionais às empresas na EMEA, enquanto ajudam a acelerar os seus objetivos de sustentabilidade. Isto reflete a visão da Lenovo de potenciar valor de TI a longo prazo para as empresas, as pessoas e o planeta.” [5] [6]
A renovação mais inteligente começa aqui.
Saiba mais sobre como os Serviços de Recondicionamento Certificados da Lenovo podem ajudar a sua empresa a prolongar o ciclo de vida dos dispositivos, reduzir custos e fazer progressos mensuráveis em direção aos objetivos de sustentabilidade aqui.