Let’s Sing 2026 – Análise (Switch)

Let’s Sing 2026 é a nova iteração anual da série de jogos de karaoke Let’s Sing, da Plaion. Anteriormente a minha colega Carla teve oportunidade de analisar a versão lançada perto do final de 2024, isto é, Let’s Sing 2025. Na altura, não ficámos especialmente convencidos pelo modelo de comercialização deste jogo: oferecer algumas músicas no jogo base e bloquear a esmagadora maioria por detrás de um sistema de subscrição.

Infelizmente, este modelo mantém-se. O jogo base Let’s Sing 2026 contém 35 músicas, mas se quiserem usufruir de um catálogo mais alargado (que surpreendentemente não inclui ainda todas as músicas), terão de subscrever o VIP Pass. É uma proposta que, subjetivamente tenho de concordar com a Carla de que não vale o nosso (e vosso) dinheiro.

Tal é especialmente o caso dada a miríade de problemas que identifiquei ao experimentar Let’s Sing 2026. O grande destaque dos jogos desta série face a outras franquias de jogos de karaoke é que não é necessário conectar qualquer microfone USB ou Bluetooth à consola para se usufruir do jogo. Os jogos Let’s Sing trazem consigo uma Companion App que nos permitiria estabelecer uma conexão entre o telemóvel e a consola, de tal modo que poderíamos usar o microfone do nosso smartphone no jogo.

Infelizmente, como poderão antever pelas análises negativas que esta aplicação recebeu na Play Store (no meu caso, que tenho Android), a mesma simplesmente não está apta para servir a sua função. O telemóvel desconecta-se facilmente da consola, ou não deteta corretamente o som, ou deparamo-nos com problemas envolvendo o código para estabelecer a sincronização entre os dispositivos… nada é fluido nesta experiência. Tal, como poderão constatar, tem sido a infeliz experiência de vários jogadores. Assim, caso queiram mesmo jogar Let’s Sing 2026, aconselhamos mesmo que arranjem (caso não tenham já) microfones com ligação USB.

Opinião Final:

Quando as coisas funcionam, e durante o mês gratuito de acesso ao VIP Pass, a experiência pode acabar por ser até divertida, especialmente em grupo nos modos multijogadores local e online. No entanto, dado os seus mecanismos de monetização, e especialmente o facto de ser raro que tudo funcione bem, não somos capazes de recomendar Let’s Sing 2026.

Do que gostamos:

  • Pode ser divertido para jogar em modo multijogadores online ou local;
  • Boa diversidade de música no VIP Pass.

Do que não gostamos:

  • Jogo é muitas vezes simplesmente injogável devido à Companion App;
  • Monetização predatória.

Nota: 5/10

Análise efetuada com um código Nintendo Switch cedido gentilmente pela distribuidora.