Martin Scorsese “não considera os filmes da Marvel como cinema”

Numa entrevista recente a revista Empire, o lendário cineasta Martin Scorsese, que está a promover o seu mais recente projeto “O Irlandês”, deixou uma opinião nada positiva em relação aos filmes da Marvel Studios.

Scorsese revelou que já apesar de, já ter tentado, ele atualmente não assiste nenhum filme da Marvel, pois, não considera esses filmes como cinema. Para ele, o mais próximo que consegue pensar sobre eles, por mais que sejam bem produzidos e com atores a fazer o melhor que podem sob essas circunstancias, é num parque temático.

Para o cineasta, esses filmes não são cinema de seres humanos a tentar transmitir experiências psicológicas e emocionais para outros seres humanos.

Obviamente que uma declaração tão poderosa e polémica não iria passar despercebido por realizadores que estão ou já estiveram envolvidos em filmes do estúdio, com James Gunn (Guardiões da Galáxia) e C. Robert Cargill (Doutor Estranho) a responderem ao cineasta.

James Gunn revelou através do seu Twitter que Martin Scorsese é um dos seus 5 cineastas vivos favoritos e que ficou indignado quando as pessoas deixaram, criticas negativas ao filme A Última Tentação de Cristo (filme produzido por Scorsese em 1988) e ficou triste pôr o cineasta estar a julgar “os seus filmes” dessa maneira.

C. Robert Cargill, afirmou que “aqueles que pensam que a Marvel apenas está a tentar fazer passeios em parques temáticos está a ser injusto e cínico”. No entanto, o argumentista destacou que não tem nenhum problema com o cineasta e o considera mesmo um “génio”.

O Irlandês chega aos cinemas norte-americanos no dia 1 de novembro de 2019 e no dia 27 de novembro estreia na Netflix.