Ontem, a BioWare e a Eletronic Arts disponibilizaram um breve trailer de Mass Effect: Andromeda para comemorar o N7 Day. E, a aproveitar o momento, a última edição da revista Game Informer, que tem o jogo como destaque na sua capa, traz uma grande quantidade de conteúdo novo sobre o jogo.
Entre outras informações, a revista revela que o jogo terá início em 2185, pouco tempo após os eventos de Mass Effect 2. De acordo com os produtores, nesse ano foi inaugurada a iniciativa Andromeda, missão que tinha como objetivo explorar e colonizar a galáxia de Andrómeda, enviando diversas “arcas” com as mais variadas espécies para lá. Para além desse objetivo inicial, a iniciativa tem como objetivo também estabelecer presença definitiva em Andrómeda, região aparentemente rica em recursos, e eventualmente criar uma rota segura entre ela e a Via Láctea.
Entretanto, uma parte considerável da história terá lugar 600 anos após este momento. A tripulação enviada para Andrómeda ficou em estado de hibernação e acordaram sem saber o que aconteceu na Via Láctea. Uma outra arca com humanos aterra no local errado e encontra estas arcas que não foram abertas, tendo perdido o contacto com o nexus.
Outra informação revelada foi que Mass Effect Andromeda não terá um sistema de classes logo de início. Ao invés disso, o jogador terá uma árvore de habilidades que lhe irá permitir desenvolver-se em diversos ramos do conhecimento.
O protagonista do jogo irá chamar-se Scott ou Sara Ryder, os filhos de Alec Ryder, o Pathfinder dessa arca perdida dos humanos. E todos os conteúdos divulgados até ao momento indicam que, de alguma forma, o jogador irá tornar-se no Pathfinder durante a jornada.
Apesar disso, a BioWare deixa claro que a franquia não irá tornar-se n’“A história de Ryder” a partir deste momento, e sim uma história completa, a deixar em aberto a possibilidades de outras surgirem.
Os jogadores agora não vão precisar de pausar o jogo para selecionar as suas habilidades, já que a BioWare implementou um sistema de mapeamento para utilização rápida. Porém, ainda será possível parar o jogo, apenas não é a intenção do estúdio que se tenha de fazer dessa maneira.
A BioWare entendeu que os fãs têm como destaque durante o seu gameplay o relacionamento e irá implementar mais relacionamentos nesse novo jogo, muito mais do que qualquer outro jogo da BioWare. A grande maioria dos relacionamentos serão opcionais e o jogador vai descobrir mais sobre a família Ryder durante os diálogos.
As missões de lealdade vão regressar em Mass Effect Andromeda, mas não serão fundamentais para o final do jogo, sendo inclusive possível completá-las após terminar a história principal.
Algo que o estúdio quis deixar bem claro é que os relacionamentos não só podem levar a uma cena de sexo, como alguns personagens podem só ter interesse nesse tipo de relação, enquanto que outros estão interessados em relacionamentos sérios e outros, por mais que o jogador se esforce, não terá o mínimo de interesse em qualquer tipo de relação.
Além disso, a BioWare revelou hoje que Mass Effect: Andromeda terá testes betas no futuro para PlayStation 4 e Xbox One, para as quais o jogador se poderá inscrever através do site oficial.