Uma coisa indiscutível é que a trilogia Mass Effect fez um excelente trabalho ao apresentar uma grande variedade de raças e as suas culturas únicas. Mas, de acordo com o referido pelo diretor criativo do novo jogo da série, Mac Walters, em entrevista ao Game Informer, nem todas as raças alienígena que foram apresentadas na Via Láctea estarão em Andromeda.
Apesar disso, Walters revelou que é possível que elas venham a aparecer em futuros lançamentos. De acordo com ele, a franquia foi criada de maneira a que todas elas possam aparecer em determinado momento. E, por razões óbvias, ele espera que nem todas apareçam logo no primeiro jogo.
Apesar de alguns fãs poderem não ficar felizes com essa revelação, ela já era esperada já que, de acordo com informações divulgadas, apenas algumas raças puderam ser enviadas nas Arcas para a missão de explorar e colonizar Andrómeda, criando uma ligação entre a galáxia a descobrir e a Via Láctea.
Para além dos humanos, as raças conhecidas anteriormente e que já foram confirmadas para Mass Effect: Andromeda são as Asari, os Salarians, os Turians e os Krogans. Sendo assim, até ao momento ficam de fora raças como os Drell, Quatians, Geth, Vorcha, Hanars, Elcors, Batarians, Volus e Yahg. Mas, a faltar alguns meses até ao lançamento do jogo, mais raças deverão ser anunciadas para o jogo, tanto algumas já conhecidas como outros novas.
Mass Effect: Andromeda tem previsão de lançamento para o primeiro trimestre de 2017 para PC, PlayStation 4 e Xbox One.