Já não é novidade que nos últimos anos o mercado de streaming como um todo, teve um crescimento exponencial em todo o mundo, com cada vez mais utilizadores e uma evolução constante desses mesmos serviços, e talvez depois dos filmes e séries, o conteúdo com maior popularidade nesse tipo de serviço tem sido a música.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Counterpoint Research, o mercado de streaming de música, registou em 2019 um crescimento de 32% nos serviços de subscrição se comparado ao mesmo período de 2018, a alcançar assim um total de 358 milhões de subscrições.
O Spotify lidera a lista, com 35% do total de subscrições dos serviços de streaming, ao ter alcançado um aumento de 23% nas subscrições se comparado ao mesmo período de 2018.
Em segundo lugar, encontra-se a Apple Music, com 19% do mercado, porém, foi o serviço que alcançou o maior crescimento se comparado ao mesmo período de 2018, com um aumento de 36% nas subscrições. Já em terceiro lugar, aparece a Amazon Music, com 15% do mercado.
A pesquisa também revelou os números relativos a alguns mercados específicos, como é o caso do serviço Yandex Music, que domina o mercado de streaming de música na Rússia, enquanto a Tecent Music Group, continua soberano no mercado chinês.
Apesar de ainda ser difícil indicar números mais exatos, o Counterpoint Research prevê que devido às medidas de isolamento social, os serviços de streaming de música terão um aumento de 25% durante o ano de 2020, a alcançar assim a marca de 450 milhões de subscrições.