
Antes do início do Tokyo Game Show 2025, foram anunciados os vencedores dos Japan Game Awards 2025, uma cerimónia que premeia os melhores jogos lançados entre 1º de Abril de 2024 e 31 de Março de 2025. O grande destaque da noite foi o RPG de fantasia da Atlus, Metaphor: ReFantazio, que conquistou o Grand Award, o principal prémio da cerimónia, reconhecendo a qualidade, inovação e a narrativa envolvente do título, o que corresponde basicamente ao Game of the Year (GOTY) no Japão.
Outro destaque foi Clair Obscur: Expedition 33, da Sandfall Interactive, que recebeu o Breakthrough Award, galardão para jogos que apresentam ideias criativas e originais. Este título ocidental evidencia o aumento da presença internacional numa competição tradicionalmente dominada por produções japonesas.
Entre as distinções, a Nintendo Switch 2 foi premiado com o Minister of Economy, Trade and Industry Award, um reconhecimento importante dado a pessoas ou entidades que contribuíram significativamente para o crescimento da indústria dos videojogos no Japão.
A cerimónia também premiou jogos com o Award for Excellence, destinado a títulos de qualidade excecional, entre eles:
-
Urban Myth Dissolution Center
-
Romancing SaGa 2: Revenge of the Seven
-
Dragon Quest III HD-2D Remake
-
Dynasty Warriors Origins
-
Monster Hunter Wilds
-
Tokyo Xtreme Racer
-
Like a Dragon: Pirate Yakuza in Hawaii
-
The Hundred Line: Last Defense Academy
-
Fantasy Life i: The Girl Who Steals Time
-
Elden Ring Nightreign
O Movement Award, que reconhece jogos que criaram novas tendências na indústria, foi atribuído ao Pokémon Trading Card Game Pocket, mostrando a influência crescente dos jogos de cartas digitais na cultura dos videojogos.
Na categoria Game Designers Award, o vencedor foi o jogo Indika, com menções honrosas a Cocoon e No Case Should Remain Unsolved.
Um prémio especial foi entregue à PlayStation Store, considerando seu papel como plataforma de distribuição fundamental para jogos digitais.
Esta edição do Japan Game Awards reforça o prestígio da indústria japonesa, mas também destaca a crescente diversidade com presença marcante de estúdios internacionais, fortalecendo o dinamismo do mercado global dos videojogos.
Fonte: Siliconera