De acordo com a Variety, os estúdios russos TNT-Premier Studios Company, TV-3 Channel e Central Partnership Film Company, todos pertencentes ao Gazprom Media, estarão responsáveis pela adaptação cinematográfica do livro Metro 2033.
O livro de ficção cientifica lançado por Dmitry Glukhovsky, em 2005 recebeu uma adaptação pelas mãos da 4A Games em 2010 e tornou-se num sucesso mundial, o que permitiu duas sequelas intituladas Metro 2034 e Metro 2035, sendo que o último foi parcialmente adaptado para o universo dos videojogos em Metro: Last Light.
As gravações do filme devem ter início já em 2020, com estreia prevista para janeiro de 2022. Por enquanto a adaptação ainda não possui realizador e nem elenco, mas a Gazprom Media, já revelou que terá exclusividade nos direitos de produção do filme.
Em entrevista ao site, Valery Fedorovich, um dos produtores do filme, disse que o Glukhovsky tornou-se conhecido mundialmente e está inserido dentro da cultura da ficção cientifica em todo o mundo graças a sua obra. Então para todos os envolvidos nesse projeto, este é realmente um projeto de sonho, sendo um filme extremamente ambicioso e de maior escala dentro do estúdio, sendo que o investimento na produção e marketing do filme, serão consideráveis, tanto para o padrão russo, quanto mundial.
O autor do livro, Dmitry Glukhovsky, também comentou sobre a adaptação ao dizer que Metro 2033 foi o seu primeiro romance e desempenhou um papel muito especial na sua vida, devido a isso ele já havia recebido inúmeras propostas para adaptar a obra para o cinema, porém, recusou todas por mais de 10 anos.
Glukhovsky acrescentou ainda que até então não havia nenhum estúdio que considera-se capaz de fazer uma boa adaptação cinematográfica da sua obra e realmente parecia algo impossível, porém, ele finalmente encontrou uma equipa na qual é capaz de “confiar” Metro 2033, já que as suas ambições são bem semelhantes, que consiste em produzir um blockbuster de qualidade mundial e deixar completamente sem palavras até mesmo aqueles que leram a trilogia e conhecem toda a sua ambientação.
Para finalizar, ele anunciou que estará bem próximo da adaptação, já que será um dos produtores executivos do filme e terá total liberdade para discutir ao lado dos produtores e futuro realizador os rumos do filme.
Vadim Vereshchagin, diretor da Central Partnership Film Company, afirmou que Metro 2033 é uma obra de cult que desempenhou um grande papel no desenvolvimento de uma geração, por isso, a adaptação cinematográfica será uma tarefa bastante difícil, mas sem dúvida ele acredita que vão alcançar a qualidade esperada e será um grande sucesso nas bilheteiras.
Metro 2033 tem início logo após uma catástrofe nuclear, onde os poucos sobreviventes refugiaram-se nas antigas linhas de metro de Moscovo. E é nessa ambientação que surge Artyom, um jovem russo que passou boa parte da sua vida dentro dessas linhas, que um dia conhece Hunter, um velho amigo do seu padrasto, que revela que não apenas a estação que Artyom vive, mas todo o sistema de metro estão em risco.
Ainda não há confirmação se o filme receberá distribuição mundial.