Recentemente a Microsoft e a Nintendo iniciaram uma nova fase na industria dos videojogos, a permitir o crossplay entre as plataformas e a Microsoft pretende que isso continue.
Em entrevista ao VG247, o vice-presidente da divisão Xbox, Mike Ybarra, comentou sobre o crossplay entre plataformas e disse que isso é muito mais sobre a escolha do próprio jogador e de como fazer uma IP durar mais tempo em cada plataforma.
Na opinião dele, não tão importante onde os jogadores vão jogar e sim a diversão que isso proporciona porque isso é o melhor para a industria. Ybarra considera que a demanda dos consumidores e da industria , em geral, mudou, o pensamento atual do consumidor é mais próximo de algo como “queremos todos os jogos numa gigantesca piscina multiplayer, onde seja possível jogar com todos”.
Para finalizar, ele revelou que a Microsoft está aberta a conversa com qualquer empresa e revela que a Valve e a Nintendo já estão em dialogo com eles e que pouco a pouco estão a formar uma estrutura solida de partilhas e isso irá evoluir ainda mais a medida que os estúdios continuarem a entrar em contacto com eles e abrirem essa porta.
De ressaltar que Minecraft já faz uso do crossplay entre a Nintendo Switch e a Xbox One, e quando for lançado na consola híbrida da Nintendo, Rocket League também irá beneficiar desse recurso.