
Num movimento que ilustra a nova filosofia da Microsoft para o ecossistema Xbox, Matt Booty, líder da Xbox Game Studios, afirmou recentemente que “a nossa maior concorrência não é outra consola”, mas sim as redes sociais como o TikTok e até o cinema e outras formas de entretenimento. Em entrevista ao The New York Times, Booty explicou que o objetivo da Xbox já não passa por vencer a PlayStation ou a Nintendo, mas sim conquistar a atenção dos consumidores num mercado onde jogos competem “cada vez mais com tudo, desde o TikTok aos filmes”.
Esta mudança de mentalidade está alinhada com a estratégia de tornar a Xbox uma plataforma universal e omnipresente, semelhante ao Microsoft Office, disponível em todos os dispositivos possíveis. Booty sublinhou que “queremos ir ao encontro das pessoas onde elas estão”, justificando a aposta em lançar jogos no PC, dispositivos móveis, cloud gaming, e agora até em consolas rivais, como demonstrado pelo recente lançamento do remake de Halo para PlayStation 5.
A Microsoft tem abandonado gradualmente o tradicional modelo de exclusividade, privilegiando uma visão multiplataforma e aberta, onde o ecossistema Xbox é acessível seja na consola, no PC, em portáteis como o ROG Ally X ou via streaming. O importante, segundo Booty e Sarah Bond, presidente da Xbox, é que a marca se torne tão indispensável quanto as ferramentas do Office: abrangente, flexível e presente em todos os lugares onde haja jogadores. O discurso reforça também que o “fim da guerra das consolas” está cada vez mais próximo, com a Xbox a apostar numa comunidade global conectada, em vez de vendas fechadas de hardware.
Fonte: Level Up News