Em praticamente todas as entrevistas e conteúdos de divulgação da Microsoft relacionado a Xbox, a retrocompatibilidade em algum momento tornar-se num elemento amplamente explorado, e sem nenhuma surpresa, a Microsoft gosta de destacar que no lançamento da Xbox Series X/S no dia 10 de novembro, as consolas de nova geração serão retrocompativeis com a grande maioria dos jogos das últimas três gerações de consolas da empresa (Xbox, Xbox 360 e Xbox One).
Numa entrevista recente ao site Inverse, Jason Ronald, diretor de marketing de produtos da Xbox, citou justamente a retrocompabilidade para explicar a sua importância para a indústria dos videojogos e que o intuito da Microsoft com o recurso, não é vender mais jogos, mas preservar a biblioteca individual de cada jogador.
De acordo com Ronald, com exceção dos videojogos, não existe nenhuma outra indústria ou meio de entretenimento como o cinema ou a música, onde o consumidor não possa transferir o seu catalogo ao adquirir um dispositivo novo.
Ele então afirma que Microsoft deseja oferecer o mesmo tipo de experiência com os videojogos, já que quando as pessoas decidem investir o seu tempo e dinheiro num produto da marca, a empresa como um todo quer garantir que os seus esforços e investimentos sejam respeitados.
Ronald destaca que não é uma questão de vender mais cópias de um determinado jogo ou produto, mas preservar aquele conteúdo que conhecem tão bem e são apaixonados. Com isso a Microsoft adota uma ideologia favorável a preservação daquele videojogo como uma obra, e não como uma pretensão económica.
De destacar que apesar de a retrocompatibilidade não ser uma novidade da geração Xbox Series X/S, essa abordagem vai numa direção bem diferente das polémicas que envolveram o lançamento da Xbox One, onde havia um grande desconforto sobre o mercado de jogos usados.
Sem dúvida que é uma abordagem muito mais pró-consumidor, algo que a empresa nos últimos anos tem vindo a trabalhar bastante, principalmente através dos seus serviços, sem dúvida com destaque para o Xbox Game Pass, além do facto, de já terem confirmado que alguns jogos das gerações anteriores, vão receber melhorias tanto gráficas quanto de desempenho ao serem desfrutados tanto na Xbox Series X, quanto na Xbox Series S.
A Xbox Series X/S será lançado mundialmente no dia 10 de novembro de 2020.