
A Microsoft anunciou a construção do Fairwater, o maior e mais poderoso data center de inteligência artificial do mundo, localizado em Wisconsin, EUA. Esta infraestrutura ocupa uma área de 315 acres e conta com centenas de milhares de GPUs NVIDIA GB200 interligadas por fibras óticas suficientes para dar a volta ao planeta 4,5 vezes. A capacidade computacional do Fairwater ultrapassa 10 vezes o desempenho do supercomputador mais rápido atualmente, oferecendo poder para treinamento e execução de modelos de IA em escala inimaginável até agora.
Este data center utiliza um avançado sistema de refrigeração líquida em circuito fechado que assegura eficiência energética e zero desperdício de água, com todo o líquido reutilizado continuamente após ter sido inicialmente alimentado. A arquitetura do Fairwater integra tecnologias de ponta em rede de alta largura de banda, permitindo que o data center funcione como um supercomputador único e muito resiliente, preparado ainda para ser conectado a outras unidades similares em diferentes regiões dos Estados Unidos.
Esta nova era dos “fábricas de IA” terá impacto direto nas operações da Microsoft Gaming e Xbox, já que jogos modernos dependem cada vez mais da inteligência artificial para várias funcionalidades, desde comportamentos de NPCs até experiências personalizadas para os jogadores. A capacidade acrescida do Fairwater permitirá acelerar a integração de IA, melhorar a eficiência do streaming de jogos na cloud, elevar a qualidade da computação de físicas e sombras em tempo real, e optimizar serviços de suporte e análise de dados para o universo Xbox.
Além disso, o investimento de mais de 7 mil milhões de dólares em centrais IA nos Estados Unidos demonstra o compromisso da Microsoft em liderar a inovação tecnológica que sustentará a próxima geração de videojogos, plataformas e serviços ligados à Xbox, incluindo a inteligência artificial aplicada ao jogo, à narrativa interativa e à personalização da experiência do jogador. Com a rede global de mais de 400 data centers, a implantação destes supercomputadores de IA coloca a Microsoft numa posição privilegiada para oferecer experiências inéditas que definirão o futuro do gaming e da computação na cloud.